06 de março de 2018 as 13:29 / 19ª Expodireto Cotrijal

APSUL lança seu primeiro E-Book

Na terça-feira (6), segundo dia da Expodireto Cotrijal foi realizada junto ao Stand da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o lançamento do E-BOOK do IV Congresso Sul-americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, evento realizado nos dias 26 e 27 de Setembro de 2017 pela Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal.

A IV edição do congresso teve como como patrocinadores ouro: Monsanto, Senar, Fertilaqua. Patrocinador prata: Stara. Patrocinador bronze: Jan. E como apoiadores: Bayer, Smart Sensing, Precision Planting.

O APSUL é um congresso voltado para agricultura de precisão e máquinas precisas. Realizado bianualmente, em sua 4ª edição teve como temática a “AGRICULTURA DIGITAL: inovação para eficiência, preservação e produtividade”.

Presidente do APSUL Teodora Lütkemeyer

“O Congresso oportuniza aos produtores rurais, empresários, pesquisadores, professores, acadêmicos e estudantes, técnicos e público em geral a conhecer e compartilhar das mais recentes inovações tecnológicas em nível de pesquisa e aplicação de AP e máquinas precisas, pois a modernização do campo e um gerenciamento detalhado baseado na variabilidade do solo e do clima, que reduza riscos e custos, nas unidades de produção são alguns dos fatores que alavancam a evolução do agronegócio”, comenta a Presidente do APSUL Teodora Lütkemeyer.

O APSUL América traz em seu formato palestras, painéis, apresentação e exposição de trabalhos científicos, estandes e na última edição com a novidade dos mini-cursos e livro digital (e-book), contemplando todas as formas de integração de conhecimento e experiência de aplicação de AP.

O E-book, vem ao encontro do objetivo de disponibilizar a todos os envolvidos da cadeia produtiva, estudos dentro de três principais áreas temáticas: Geotecnologias Aplicadas à Agricultura de Precisão; Manejo Específico de Solo e Planta; e Sistemas Mecanizados em Agricultura de Precisão. O livro reúne 60 trabalhos científicos completos, submetidos por diversos pesquisadores, professores e pós-graduados de instituições de ensino superior. Já encontra-se disponível no site oficial do evento para download gratuito.

Prefeito Armando Carlos Roos

“Para nós, não-me-toquenses é um orgulho ter aqui em nosso Município eventos como a Expodireto e o Apsul América que literalmente rompem fronteiras e levam o conhecimento produzido aqui para todos os cantos do Mundo auxiliando produtores e pesquisadores a alcançar a máxima produtividade de suas lavouras contribuindo assim para a produção de alimentos e ao crescimento econômico”, comentou o Prefeito Armando Carlos Roos.

Estiveram prestigiando o evento:  Paulo Afonso Burmann, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria; Armando Carlos Roos, Prefeito de Não-Me-Toque; Teodora Lütkemeyer, Presidente do Apsul América; Gedeão Pereira, Presidente do Sistema Farsul; Gilmar Tietbohl, Superintendente do SENAR; Willibrordus van Lieshout, Presidente do Sindicato Rural; Telmo Amado, Coordenador Técnico do 4º Apsul América; Lúcio de Paula Amaral, Coordenador do Comitê Científico do 4º Apsul América; Membros comissão organizadora do APSUL, dos secretários municipais, vereadores, produtores rurais, palestrantes, moderadores, estudantes, acadêmicos da UFSM, imprensa falada e escrita.

aulo Afonso Burmann, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria

Fotos: Felipe Keller/ Jornal A Folha