21 de fevereiro de 2018 as 09:02 / Administração e Planejamento

Prefeito Armando apresenta balanço de 2017 ao CDES

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) reuniu-se na manhã de terça-feira (20) na sala de reuniões da Prefeitura para seu primeiro encontro de 2018 onde o Prefeito Armando fez um balanço do seu primeiro ano de mandato.

Avaliação das metas fiscais

Com o auxílio do Secretário de Finanças Naor Kümpel, foi apresentado aos conselheiros uma avaliação das metas fiscais realizadas em 2017 onde foram expostas as principais receitas próprias, receitas estaduais e da união, bem como as principais despesas e investimentos realizados em saúde e educação no exercício anterior.

Os resultados mostraram que a meta fixada para o Resultado Primário foi superada e as despesas com pessoal e a dívida consolidada líquida como proporção da receita corrente liquida encontraram-se abaixo dos limites legais, demonstrando o cumprimento das metas fiscais estabelecidas, bem como o atendimento dos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Administração realizará na sexta-feira, 23 de fevereiro as 09h30min, no plenário da Câmara uma Audiência Pública para apresentar a comunidade o balanço de 2017.

Os feitos da Administração e sua projeção

Além da apreciação das finanças do Município no ano anterior, foi apresentado aos membros do conselho um relatório com as obras concluídas no ano de 2017 e das obras que estão em andamento no presente exercício.

Além disso, o Prefeito falou acerca dos projetos já previstos para o ano de 2018 e demais projetos que foram encaminhados para análise junto a seus respectivos Ministérios e que aguardam resposta.

“Os conselheiros do CDES tem um papel importante na tomada de decisões para o desenvolvimento do nosso Município, portanto devem saber sobre como as finanças do Município vem sendo geridas, bem como quais as obras feitas e quais estão em planejamento para que possamos fazer um bom planejamento de futuras ações”, comenta o Prefeito Armando Roos