22 de novembro de 2017 as 08:28 / Saúde

Dengue? Aqui Não!

Dia 25 de novembro é dia de mobilização social contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor causador da Dengue, Zika, Chikungunia e febre amarela urbana.

Não-Me-Toque é considerado município infestado pelo mosquito e conforme o último LIRAa (levantamento rápido do índice de infestação), o risco de infestação é médio, ou seja, temos potencial para acontecer casos destas doenças no município.

Porém nós podemos mudar essa situação se trabalharmos todos juntos nesse desafio, são pequenas práticas que devemos seguir no dia a dia, como manter o pátio da casa limpo, jogar lixo no lixo, cuidar da caixa d’água, utilizar métodos adequados para recolher água da chuva, colaborar com a limpeza da cidade utilizando as lixeiras espalhadas pelas vias públicas e eliminando a água parada.

É por isso que dia 25 de novembro a equipe de combate a endemias estará na Praça Central Dr. Otto Schmitt, para lembrar a importância de combatermos esse vilão, o mosquito aedes aegypti. Dentre as atividades realizadas neste dia será feita uma pulverização nos pontos mais críticos com foco positivo para o mosquito, recolhimento de pneus nas vias públicas que estão extraviados sem destino certo, e pela tarde a comunidade pode trazer seu pneus velhos sem utilidade e destino certo.

A equipe estará fornecendo informações sobre o ciclo do mosquito e sua prevenção, distribuindo panfletos, expondo amostras das larvas encontradas em água paradas para facilitar o conhecimento da população.

A EMATER também estará apoiando trazendo as plantas repelentes além de receitas de repelentes caseiros para informar a população sobre esta prática natural e alternativa para enfrentar o mosquito.

É hora de redobrar o cuidado!

Está chegando o verão, época onde aumentam os casos da doença em todo Brasil sendo importante lembrarmos nossa comunidade sobre este problema que já faz parte de todo território nacional.

Este evento é realizado pela secretaria municipal de saúde com o apoio da secretaria de obras e EMATER.