13 de novembro de 2017 as 09:00 / Administração e Planejamento

Administração entrega oficialmente melhorias a comunidade do Bairro Martini

Na sexta-feira (10), a Administração Municipal realizou a inauguração e entrega oficial da ampliação do Ginásio Reinoldo Kissmann e a Microdrenagem realizada no Bairro Martini.

Estiveram prestigiando o evento o Prefeito Armando Carlos Roos, o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Vereador Paulo Rodrigues representando a Câmara de Vereadores, o Vereador Beto Fritzen representando o Dep. Marcio Biolchi e demais Secretários Municipais, a Ex Prefeita Teodora Lütkemeyer, e a Ex Vereadora Paula Samuel Van Schaick

A Quadra Reinoldo Kissmann

Quadra recebeu ampliação

A Quadra de Esportes Reinoldo Kissmann foi construída com recursos provenientes de emenda Parlamentar do Deputado Paulo Pimenta.

Concluída em 2007 é utilizada diariamente tanto por moradores do Bairro Martini e dos seus arredores para encontros e atividades de lazer, quanto por escolas do Município, além de ser utilizada pelos grupos étnicos Immerlustig Unddurstig e UNEGRO para seus ensaios.

Para melhor atender aos usuários do ginásio, foi realizada ampliação de 107,72m², que incluiu construção de churrasqueira, copa e cozinha, novos banheiros e adaptação do depósito de material. O investimento de R$ 129.132,72foi feito com recursos próprios do município.

Sem alagamentos, Microdrenagem resolve antigo problema

Uma das grandes reivindicações dos moradores do bairro, relacionada ao problema de escoamento do volume pluvial, que quando em grandes quantidades de chuva acabava por alagar uma grande extensão do bairro, invadindo casas e gerando transtornos aos moradores.

Este antigo problema foi solucionado pela Administração Municipal através da execução de Obra de Microdrenagem numa extensão de 372m e reconstrução de pavimento com Paralelepípedo nas ruas Senador Alberto Pasqualini, Pinheiro Machado, Victor Graeff e Caldas Junior. O planejamento do projeto foi iniciado na gestão da Prefeita Teodora.

O valor destinado à obra de Microdrenagem e Reconstrução do pavimento com paralelepípedo definido pela Tomada de Preço 01/2017 foi de R$ 226.141,70

Convidamos o Engenheiro Claiton Klein, responsável técnico da obra falou sobre os detalhes técnicos do projeto, realizado através da análise do local onde ocorriam os alagamentos, onde foi verificando tubulações existente de diversos diâmetros que não possuíam vazão suficiente para escoar o volume pluvial em grandes quantidades.

Engenheiro Claiton Klein detalhou o trabalho realizado na MIcrodrenagem

Durante o estudo do projeto, foi realizado um levantamento topográfico da região afetada para verificar qual trajeto seria mais viável, analisando principalmente a profundidade das valas que precisariam ser escavadas. Sendo assim foi definido o traçado da rede principal de drenagem, que foi dimensionada para tubos armados de Ø1,00m de diâmetro, pelas Ruas Pinheiro Machado, Victor Graeff interligando na rede existente de Ø1,5m de diâmetro na rua Caldas Junior. O trajeto escolhido deu-se pois haveriam locais com profundidade que ultrapassariam os 4,5m, trazendo muitos riscos para execução do serviço e elevando o custo da obra.

Futuras obras

Além das obras entregues a comunidade, a Administração está realizando a implantação de uma academia de saúde para o Bairro, a qual já iniciou sua construção e contará com oito equipamentos para atividades físicas ao ar livre.

Prefeito Armando falou da satisfação em entregar estas obras e adiantou o que ainda será feito nos arredores do Bairro Martini

Dentre os projetos também está a reforma e ampliação de 271,17m² da Unidade Básica de Saúde, uma obra orçada inicialmente em R$ 743.208,00.

Ainda com obras de drenagem a Secretaria de Obras estará colocando mais 100m de tubos de concreto armado de Ø400mm totalizando um investimento de R$ 6.039,00 a pedido da Paróquia Católica.

Aproveitando, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou o almoço de encerramento dos grupos da terceira idade da Assistência Social, Meia Idade, Família Integrada e CEI.