A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de novembro de 2017 as 08:48 / Saúde

Cuidar da Saúde também é coisa de homem, não deixe o preconceito vencer

O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata. Para evitá-lo, os homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico regularmente. A campanha ‘Novembro Azul’ alerta os homens quanto à importância de cuidar da saúde.

No estágio inicial o paciente não sente nada, por isso é importante ir ao médico com frequência, pois só através de exames é que a doença pode ser detectada. A dificuldade dos homens está na necessidade do exame de toque retal, que é a única forma de sentir o nódulo, e na maioria dos casos o paciente já chega ao consultório com esse preconceito de não ser tocado, e muitas vezes sai do consultório sem realizar o exame.

O que é a próstata

A próstata é uma pequena glândula localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, responsável por produzir parte do líquido que forma o esperma, também ajuda a alimentar e proteger os espermatozóides.

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, como:

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no líquido seminal.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

A maioria desses problemas é provavelmente provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais frequentemente causado por hiperplasia prostática benigna (HBP), um crescimento benigno da próstata. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

O aumento da próstata nem sempre é indicativo de câncer, apesar de provocar os mesmos sintomas, por isso a importância de fazer visitas ao médico regularmente.

No sábado, 11 de Novembro, será realizado o pedágio de conscientização distribuindo material informativo para o público masculino e reforçando o convite para a semana de conscientização e agendamento dos exames para o público masculino nas unidades de saúde.

“Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, pode ser muito tarde. O que temos como resultado final do preconceito é sofrimento para o paciente e para a família, quando o homem acaba se privando de cuidar da sua saúde, ele acaba pagando um preço muito alto” ressalta o

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir