09 de novembro de 2017 as 10:57 / Agricultura e Meio Ambiente

Nova normativa dispensa GTA de equinos em eventos municipais

No dia 30 de outubro, na sede da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), o secretário Ernani Polo assinou a normativa o10/2017 para o transporte de equinos no estado, tendo como uma de suas principais resoluções a dispensa de apresentação da Guia de Transporte Animal (GTA) no caso de eventos locais e ou municipais, como cavalgadas, rodeios, treinos e passeios e também no caso de estarem em serviço, desde que os animais estejam a pé.

– Por exemplo, quem é de Não-Me-Toque e vai transitar com o cavalo para participar de algum evento local não precisa apresentar a guia, porém, é obrigatório apresentar os exames de anemia, mormo, a carteira de vacinação para aglomeração ou atestado de influenza sanitária dos animais nos últimos 30 dias – explicou o vice-prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, que havia feito um pedido ao secretário Ernani para avaliar essa exigência.

No Desfile Farroupilha, em Não-Me-Toque, alguns proprietários de animais foram impedidos de participar do desfile pela fiscalização sanitária, porque não tinham a GTA, embora tivessem todos os atestados de vacinas e negativas de exames.

Texto e Fotos: Jornal A FOLHA