19 de outubro de 2017 as 08:31 / Educação

Secretaria de Educação promove encerramento de Projetos

Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” Henry Ford.

Na noite de terça-feira (17), a Secretaria de Educação (SME) promoveu junto ao auditório da ACINT o encerramento dos projetos “Educação no trânsito e no transporte escolar: informar para conhecer e prevenir” e “Projeto oratória nas escolas.”

O evento foi prestigiado pelo Vice-Prefeito Municipal Pedro Paulo Falcão da Rosa, pelo Vereador Charles Morais representando a Câmara de Vereadores, pela Secretária de Educação Sra. Eli Terezinha Xavier Donatt, por Evaldo Harnish responsável pelo CFC Alto Jacuí, membros da equipe da SME, Diretoras e Professoras, pais e alunos.

“Satisfação! Essa é a palavra que podemos usar para definir a sensação que temos como equipe ao realizar o encerramento destes dois projetos que sem dúvida acrescentaram muito na formação de nossos jovens, seja como futuros condutores ou oradores. Queremos agradecer a todas as pessoas envolvidas, alunos, professores, diretoras, equipes pedagógicas, Brigada Militar e CFC Alto Jacuí, enfim a todos que de alguma forma contribuiram para estes dois projetos que hoje encerram-se com a premiação de nossos alunos. Em nome de toda equipe da Secretaria de Educação nossos parabéns” disse a Secretária Eli.

Os projetos

Erick Kauã Drehmer Signoreli da Escola Nossa Senhora de Lourdes foi o criador da Logomarca vencedora do projeto que foi desenvolvida pelos alunos das turmas de 7º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino.

O projeto teve como intuito promover a conscientização dos alunos e famílias quanto ao uso com qualidade e segurança do transporte escolar, conhecendo sobre as regras no trânsito e valorização da vida, onde cada um pode fazer a sua parte. O Projeto vem a somar com ações que visam trazer informações aos usuários e famílias, referente à oferta de Transporte Escolar, bem como a conscientização dos cidadãos quanto ao respeito em meio ao trânsito da cidade. É necessário que se ofereça serviço de qualidade, porém os usuários do mesmo devem conhecer o motivo desta oferta, as responsabilidades do Poder Público, motoristas, alunos, famílias. A contribuição das esferas Federais e Estaduais como apoio financeiro, bem como a competência do Município quanto à oferta do Transporte Escolar.

Dentre os assuntos abordados estão noções de sinalização básica (semáforos e faixa de segurança), estudo de placas de trânsito, a importância do uso do cinto de segurança, os perigos do álcool e drogas no trânsito, a valorização da vida e como o bom funcionamento do trânsito depende de todos nós. O projeto contou com o apoio da Brigada Militar, do CFC Alto Jacuí, dos Bombeiros Voluntários de Não-Me-Toque e servidores da Secretaria.

Seu desenvolvimento foi feito através de leitura de livros sobre o tema, histórias de trânsito, músicas, visitas, palestras envolvendo famílias e alunos, produções textuais, Seminários e pesquisa. Para incentivar ainda mais os alunos a participarem do projeto, um concurso municipal de desenho para alunos do 1º, 2º e 3º anos e o concurso municipal de frases e desenhos para alunos de 4º e 5º anos.

Na noite foram entregues os prêmios para os alunos de cada escola, bem como uma lembrança as escolas participantes em agradecimento pelo desenvolvimento deste projeto.

“Projeto oratória nas escolas”

O Projeto Municipal de Oratória é uma forma saudável e prazerosa de envolver os estudantes em uma atividade que abrange um tema de cunho social, estimula a pesquisa, a leitura, a escrita e a expressão oral através da prática de falar em público.  Neste ano o tema da oratória é “Todo dia é dia de Cidadania”, dentro do Programa Educação Fiscal, tema este, desenvolvido através de Seminário no primeiro semestre.

Apresentação dos textos do Projeto Oratória

Acredita-se que com esta iniciativa, contribui-se na formação de jovens mais ativos, agentes transformadores e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Neste ano, a oratória foi desenvolvida pelos alunos de 8º e 9º anos, sendo classificado um aluno por turma de cada escola.

Na noite foram apresentados os textos produzidos pelos alunos de 8º e 9º anos dos alunos da Escolas Municipais de Ensino Fundamental

“Ao ver estas apresentações do Projeto Oratória e os trabalhos realizados pelo Projeto de Educação no Trânsito expostos logo na entrada nos dá a certeza da importância e do comprometimento de nossos alunos com estes projetos. Em nome da Administração parabéns pelo excelente trabalho realizado por que sem dúvida graças a projetos como estes teremos jovens mais preparados para o futuro, seja no trânsito como motoristas conscientes ou no mercado de trabalho como profissionais que sabem se expressar, é gratificante ver que estamos ajudando estes jovens em sua formação” frisou o Vice-Prefeito Pedro Paulo.