Na manhã desta quinta-feira (19), o Prefeito Armando Carlos Roos participou do evento promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Palácio Piratini no qual anunciou a ampliação do Programa BRDE Municípios, que passa a oferecer novas modalidades de apoio às prefeituras da Região Sul, mediante linhas de crédito e assistência técnica.

O BRDE coloca à disposição dos municípios um corpo técnico especializado em análise econômico-financeira, análise jurídica e de projetos de engenharia para prestar apoio em três frentes: Obtenção de financiamento de fontes nacionais e internacionais; Incremento da participação privada em projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões; Projetos de consultoria sob medida para atender demandas municipais específicas (ex.: administração de fundos e avaliação de imóveis).

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) ampliou o programa BRDE Municípios e assinou acordo de cooperação técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em análise econômico-financeira, jurídica e de projetos de engenharia. As assinaturas do acordo com a FGV e da adesão ao programa de 27 prefeituras gaúchas ocorreram na manhã desta quinta-feira (19) em ato no Palácio Piratini. Os acordos foram celebrados pelo governador José Ivo Sartori, pelo presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e pelo diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Para prestar assistência técnica altamente qualificada em modelagem de PPPs e Concessões, o BRDE estabeleceu acordo de cooperação técnica com a Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição de renome e com larga experiência na área.

O ato de assinatura do acordo, contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do Diretor-Presidente do BRDE Odacir Klein, do diretor de Planejamento Luiz Corrêa Noronha, pelo Presidente da FGB César Campos, pelo coordenador de projetos Henrique Paim e por Prefeitos de 27 Municípios gaúchos que assinaram no mesmo ato solicitações de financiamento por meio do BRDE buscando obras de mobilidade urbana e infraestrutura urbana.

“A parceria com a FGV, entidade com grande experiência que vai atuar na assessoria da modelagem de concessões, PPPs e captação de recursos, reafirma o que sempre dissemos: não temos qualquer tipo de preconceito com as parcerias público-privadas. O nosso foco é modernizar o Estado e oferecer um serviço de qualidade para a população”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, destacou que o acordo de cooperação firmado com o governo gaúcho “é um passo extremamente oportuno e inteligente, pois pensa no futuro e não se dá por vencido frente às dificuldades”.

O diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein, informou que o banco se coloca como parceiro dos gestores municipais da Região Sul “para buscar diferentes formas jurídicas de participação privada em empreendimentos públicos, sempre com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”.

O prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos, salientou a importância da iniciativa para os municípios que “foram esquecidos por Brasília” e que convivem diariamente com as dificuldades das pessoas. Armando elogiou a “postura de diálogo” do governo estadual na caminhada para encontrar soluções para problemas históricos.

BRDE Municípios

Criado em 2015, o programa contribui para o aumento da capacidade de investimento dos municípios da Região Sul do Brasil para atendimento de demandas locais prioritárias. Desde então, 62 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram beneficiados com recursos no valor de R$ 165 milhões, que viabilizaram projetos de saneamento e mobilidade urbana; infraestrutura econômica, social e turística, tanto no meio urbano como rural; além do desenvolvimento institucional.

Fonte: Ascom BRDE

Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini