18 de outubro de 2017 as 08:53 / Administração e Planejamento

Falta de Investimento da Corsan pode parar desenvolvimento

Problema da falta de esgoto e tratamento adequado impediria construções prediais e instalação de novas industrias no município.

No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto. O dado consta no Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério das Cidades.

Não-Me-Toque é mais um dos inúmeros municípios brasileiros a enfrentar esse problema, que traz além dos prejuízos para o desenvolvimento problemas a comunidade, seja na questão de odores quanto em gastos.

Visando solucionar esse entrave, a Administração vem pressionando a Companhia Rio Grandense de Saneamento (CORSAN), responsável pela prestação de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além de ser responsável pelo fornecimento de água, a CORSAN é responsável pelo tratamento do esgoto no perímetro urbano, no entanto não fez nenhum investimento na área desde a assinatura do contrato.

O Ministério Público cobra um posicionamento da Administração em relação ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico- PMSB e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos – PMGIRS.

Para onde vai o esgoto?

Desprovido de um sistema de tratamento, sendo a responsabilidade da CORSAN conforme previsão no plano municipal de saneamento básico, o esgoto que deveria ser tratado pela companhia é depositado em fossas particulares, através de sistema individual, que também necessitam de manutenção e limpeza, o que também não está sendo cumprido pela Companhia.

Para tratar novamente do assunto, reuniram-se na terça-feira (17) o Prefeito Armando Carlos Roos, o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Superintentende da Corsan João Batista da Rosa, o Gerente Local Paulo Cervi técnicos da concessionária e servidores do setor de engenharia da Prefeitura Municipal.

O Prefeito Armando salientou que o atual contrato entre o Município e a Concessionária não será mais aceito pelo fato da concessionária não cumprir o mesmo, deixando de lado investimentos na rede de esgoto, fundamental para o desenvolvimento do Município.

“Não podemos fazer o cancelamento de obras ou embarga-las por falta de investimentos na rede de esgoto, que é de responsabilidade da Corsan, por isso estamos desenvolvendo em conjunto um estudo provisório para equacionar esse problema” salienta Armando.

A curto prazo a Corsan comprometeu-se a colocar à disposição mecanismos de bombeamento com caminhões e eventual tratamento dos locais mais afetados para solucionar parcialmente os problemas com mau cheiro e sujeira. Um destes locais onde a companhia comprometeu-se a realizar esta ação de limpeza foi visitado in loco, junto a R. Frei Olímpio Reichert esquina com a R. Pinheiro Machado, onde o odor é constante. Conforme os técnicos a ação de limpeza da rede fará com que haja um maior fluxo de água, reduzindo o mau cheiro que exala das bocas de lobo.

R. Frei Olímpio Reichert esquina com a R. Pinheiro Machado é m dos locais afetados pela falta de esgoto

Para melhor solucionar a questão do esgotamento sanitário do Município a Corsan pretende adquirir uma área para ser utilizada como depósito de resíduos sólidos. OS técnicos da Corsan vistoriaram algumas possíveis áreas acompanhados pela equipe da Prefeitura.

A Corsan vem realizando obras para troca de canos em diversos pontos do Município, estimativa é que até o fim de novembro toda a parte sul da cidade tenha sua canalização de cimento aimanto substituída por material próprio não prejudicial à saúde.

“Como gestores temos o papel de cobrar da Corsan o cumprimento do contrato com o Município, afinal nós, comunidade não-me-toquense estamos pagando por esse serviço. Iremos aguardar que as ações propostas sejam efetuadas o quanto antes e assim possamos solucionar esse problema que é a falta de esgoto no Município para que possamos manter o crescimento constante e investimentos em nossa infraestrutura” comentou o Prefeito Armando.