10 de outubro de 2017 as 11:02 / Agricultura e Meio Ambiente

5 mil Lâmpadas descartadas de forma correta!

No sábado (7) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou em frente a ACINT a campanha de coleta de lâmpadas fluorescentes, que necessitam um cuidado especial na hora do descarte devido a sua composição. Como o Município não possui um local de descarte específico a campanha foi realizada para que os munícipes possam dar o destino correto a esse material.

Durante o dia não-me-toquenses trouxeram lâmpadas para descarte

Mais econômicas e duráveis, as lâmpadas fluorescentes têm em seu interior um componente químico muito perigoso a saúde, o mercúrio, um metal pesado e tóxico e que faz com que seu descarte necessite um pouco mais de cuidado. Além do mercúrio, as lâmpadas fluorescentes apresentam também o chumbo na composição.

Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.

O Departamento de Meio Ambiente estima que foram recolhidas em torno de 5 mil lâmpadas, que foram encaminhadas a empresa AmbyService de Caxias do Sul, empresa especializada na descontaminação de lâmpadas com recuperação do mercúrio – metal tóxico contido nas fluorescentes.

Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente esteve apoiando a campanha

Conforme o Departamento de Meio Ambiente, esta foi a última campanha realizada pelo Município. Os comerciantes de Lâmpadas locais já foram oficiados para implementarem a logística reversa conforme determina a legislação ambiental: – Lei Federal nº 12.305/2010 (Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, altera a Lei no 9.605 de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências);

– Lei Municipal nº 3.974/2011 (Dispõe sobre as responsabilidades e procedimentos relacionados a implementação da logística reversa de resíduos especiais no município de Não-Me-Toque e dá outras providências);

– Resolução CONSEMA n° 333/2016 (Dispõe sobre o descarte e destinação final de lâmpadas contendo mercúrio no Estado do Rio Grande do Sul).

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Paulo Nienow agradece a todos os envolvidos nesta realização da Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que contou com apoio do da ACINT, do Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente e Secretaria Municipal de Obras.