A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
09 de outubro de 2017 as 09:08 / Saúde

Suicídio “Não deixe pra lá”

A campanha de prevenção ao suicídio “Não deixe pra lá”, lançada na segunda-feira (2), tem por objetivo alertar e orientar a população para um problema de saúde que pode ser evitado. Por meio de banner disponível nos sites da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) é possível acessar um hotsite com informações sobre o assunto.

O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior índice de suicídios no país, alcançando mais de mil mortes autoprovocadas por ano. Segundo estimativas previstas na literatura médica, para cada óbito por suicídio existem outras 10 tentativas. Em 2015 (dado consolidado mais recente), foram 1.139 casos de suicídio no RS. O total de notificações de tentativas no mesmo ano foi de 3,2 mil casos, quando a estimativa é que possa ter havido em torno de 11 mil tentativas.

Outro dado aponta que cerca de 70% das pessoas que tentam ou efetivam o suicídio comunicam suas intenções de alguma maneira para amigos, familiares ou profissionais da saúde. “Não deixe pra lá” é uma ferramenta que ajuda a identificar mais rapidamente algumas dessas situações. Para tanto, o site ajuda a reconhecer os sinais que amigos ou parentes com ideação suicida manifestam nas redes sociais. É importante ficar alerta para postagens que demonstrem sentimento de impotência, desesperança, baixa autoestima, desejo repentino de concluir tarefas pessoais, organizar documentos ou fazer um testamento. Também devem ser observados aspectos ligados à história familiar de suicídio, transtorno mental (como depressão, bipolaridade, ansiedade), traços importantes de impulsividade e agressividade, uso abusivo de álcool e outras drogas e relacionamentos abusivos ou conflituosos, entre outros.

Pela ferramenta, é possível ainda acessar um plugin (programa de computador) que pode ajudar a perceber alguns sinais deixados por amigos e familiares em qualquer site ou rede social. Em três cliques o plugin “Não Deixe Pra Lá” é instalado no navegador. A partir daí, sempre que as expressões mais usadas por quem precisa de ajuda surgirem nas suas redes sociais, o plugin grifa a frase de amarelo. Ao passar o mouse por cima, aparecem informações que orientam como ajudar.

Saiba como agir quando um amigo pede ajuda

Procure um lugar tranquilo e reserve o tempo necessário para que o amigo possa se abrir;
Ouça-o com calma, expressando respeito pelas opiniões e valores dele, sem julgamento;
Demonstre preocupação e afeto;
Não tente minimizar a situação e o sofrimento do amigo, fazendo o problema dele parecer “simples” ou comparando-o com outras pessoas;
Tente permissão para avisar alguém de escolha da própria pessoa sobre a situação, não a deixando sozinha;
Procure ajuda profissional e garanta apoio nesse processo.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir