A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
03 de outubro de 2017 as 10:38 / Saúde

Todos na luta contra o Câncer, bem vindo Outubro Rosa

Outubro chegou, e com ele a cor rosa para lembrar da importância da prevenção e combate ao câncer de mama, e mais uma vez Não-Me-Toque através da Secretaria de Saúde e o Grupo de Voluntários Amigos da Vida aderiu a esse movimento!

O movimento popular que começou na década em 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Em Não-Me-Toque a programação do Outubro Rosa inicia na terça-feira, 03 de Outubro as 19 horas com a realização de um Culto Ecumênico na Igreja Matriz Cristo Rei!

A programação se estende no restante do mês com as seguintes atividades:

Domingo 08 de Outubro 14h30min

3ª Caminhada Pela Vida, início em frente ao Posto de Saúde Central

Sábado 07 de Outubro das 7h30min às 11h30min

Exames Preventivos com sala de espera motivacional, na Unidade de Saúde Central

Sábado 21 de Outubro das 7h30min às 11h30min

Exames Preventivos com sala de espera motivacional, na Unidade de Saúde Central

Sábado, 21 de Outubro as 16 horas

Chá de Encerramento do Outubro Rosa, no Restaurante Eventus com palestra com o oncologista Dr. Luciano Alt

 

MOMENTO MULHER:

Durante o mês de Outubro, haverá um dia especial dedicado a mulher em cada Unidade Básica de Saúde!

 

O Secretário de Saúde Marco Costa enfatiza que em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais possui mais chances de tratamento e cura.

“Todas as mulheres, independentemente da idade, podem realizar o auto exame que já pode identificar anomalias, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”, ressalta o Secretário

 

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

O Outubro Rosa é uma ação fundamental e suas ações devem ser compartilhadas cada vez mais, para que não somente em Não-Me-Toque mas em todos os lugares a incidência da doença seja cada vez menor!


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir