19 de setembro de 2017 as 08:58 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Recolhimento de Lâmpadas Fluorescentes com data Marcada

Mais econômicas e duráveis, as lâmpadas fluorescentes têm em seu interior um componente químico muito perigoso a saúde, o mercúrio, um metal pesado e tóxico e que faz com que seu descarte necessite um pouco mais de cuidado. Além do mercúrio, as lâmpadas fluorescentes apresentam também o chumbo na composição.

Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.

Para auxiliar a comunidade não-me-toquense a dar o destino correto para este material a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoverá no dia 07 de Outubro uma campanha de recolhimento de lâmpadas fluorescentes em frente a ACINT das 9h às 16h30min.

Aproveite essa oportunidade para descartar corretamente suas lâmpadas fluorescentes e preservar o meio ambiente. A empresa responsável pela coleta é a AmbyService de Caxias do Sul, empresa especializada na descontaminação de lâmpadas com recuperação do mercúrio – metal tóxico contido nas fluorescentes. Mas lembre-se, somente lâmpadas inteiras podem ser reaproveitadas. As que estiverem quebradas não serão aceitas, pois na quebra da mesma o mercúrio se perde.

Participe! Faça sua parte: dê destino correto às lâmpadas fluorescentes que não funcionam mais!

Esta é uma realização da Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do da ACINT, do Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente e Secretaria Municipal de Obras.