15 de setembro de 2017 as 17:01 / Cultura, Turismo e Desporto

Oi Ga-lhe Tchê, difundindo a cultura gaúcha

Tradicionalmente durante os Festejos Farroupilhas, o CTG Galpão Amigo abre suas portas portas para difundir a cultura gaúcha para as crianças e adolescentes do nosso Município através do Oi Ga-lhe Tchê, momento cultural e artístico desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

Realizado na sede do CTG, no dia 13 de setembro, o evento reuniu estudantes do 5º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino, e foi aberta às demais escolas da rede privada e estadual.

O patrão do CTG, João Clóvis Fogliatto e a Patroa Laureci Dalsochio receberam os estudantes para as oficinas de dança, chimarrão, campeira e tetarfe, que é um jogo que reúne quatro modalidades diferentes: tejo (ficha ou moeda), tava (osso), argola e ferradura. O jogo que exige pontaria foi criado pelos tropeiros para seu entretenimento durante as longas jornadas. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estimula as entidades tradicionalistas a manter viva também essa atividade que se encaixa como esporte.

As oficinas foram desenvolvidas com a colaboração das prendas de faixa e peões de crachá do CTG, além da patronagem. Ao final das atividades foi servido bolinho de chuva, feito na hora pelas colaboradoras da entidade.

Incentivo à cultura

O evento Oi Ga-lhe Tchê (significa uma saudação amistosa a quem está chegando) visa difundir a cultura gaúcha no meio estudantil, estimulando o conhecimento e o gosto pela arte e tradição do Rio Grande do Sul.

Fotos: Jornal A FOLHA

Confira mais Registros: