14 de setembro de 2017 as 10:29 / Administração e Planejamento

Cotrijal comemora 60 anos

A Administração Municipal parabeniza a todos os associados pela história que vem sendo construída ao longo dos anos junto a Não-Me-Toque, desenvolvendo não somente a cooperativa, mas sim toda a comunidade não-me-toquense.

A Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial chega aos 60 anos carregando a marca de uma organização sólida, em constante crescimento, que em momento algum apresentou balanço negativo aos associados, mesmo em tempos de crise econômica ou de quebra de safra. Essa evolução é fruto da visão e do comprometimento de milhares de pessoas: agricultores, diretores, colaboradores, clientes e parceiros.

A cooperativa foi fundada em 14 de setembro de 1957 por 11 produtores que queriam viabilizar a produção de trigo, principal cultura da época. Iniciou atividades em Não-Me-Toque, onde ainda hoje está a sede administrativa, e aos poucos expandiu sua área de atuação e também suas atividades. Atualmente, está presente em 32 municípios do Norte do Rio Grande do Sul, com 56 unidades, atendendo 6.639 associados.

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, muito mais do que momentos específicos nessas seis décadas, é marcante a confiança que os associados têm na Cotrijal. “Em 60 anos, enfrentamos muitos desafios, como planos econômicos, quebras drásticas na safra, falta de crédito, mas sempre conseguimos avançar, garantindo a solidez da cooperativa e também ajudando nosso produtor. Isso, no entanto, só foi possível porque os associados mantiveram-se unidos com a cooperativa”, ressalta. Para o futuro, ele diz que o objetivo é ser ainda mais eficiente, levando rentabilidade e qualidade de vida aos seus associados.

O vice-presidente, Enio Schroeder, reconhece que todas as pessoas que já passaram pela Cotrijal, desde diretores a associados e colaboradores, foram fundamentais para que a cooperativa chegasse aos 60 anos sendo referência dentro do sistema cooperativista, não só no Rio Grande do Sul, mas no Brasil e também já se destacando em nível internacional, graças à Expodireto, realizada desde 2000. “A Cotrijal tem uma história de sucesso porque não para no tempo. Avança em tecnologia, inovação e está sempre atenta a todas as novidades que possam agregar valor para a cooperativa e o seu associado”, destaca.

Fonte: COTRIJAL