11 de setembro de 2017 as 10:39 / Cultura, Turismo e Desporto, Educação

Etelvino e Iolanda Guagdanin são os patronos dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque

A programação dos Festejos Farroupilhas teve início no domingo, 10 de setembro e prossegue até o dia 20, feriado que marca o Dia do Gaúcho, vai homenagear o casal que foi patrão do CTG Galpão Amigo, Etelvino e Iolanda Guagdanin (1980-1982).

Os festejos Farroupilhas começaram em Não-Me-Toque com o acendimento da chama local, na tarde de domingo cemitério de Arroio Bonito, sendo trazida pelos Cavaleiros da Tradição, integrantes da Invernada Campeira do CTG até a sede do CTG Galpão Amigo onde às 18h deu-se a abertura oficial, momento onde foram fundidas as centelhas da Chama Crioula do Estado e a Chama da Pátria.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Armando Carlos Roos, do Secretário de Cultura, Desporto e Turismo Valdir Kirst, da Secretária de Educação Eli Terezinha Xavier Donatti, do Patrão do CTG Galpão Amigo João Clóvis Fogliatto, do Tenente da Brigada Militar João Roberto Cardoso, demais integrantes da entidade cultura, cavalarianos e membros da família dos homenageados.

Após a Solenidade ocorreu na sede do CTG o Culto Crioulo, seguido da posse dos peões e prendas do CTG e churrasco.

Os homenageados

Etelvino Guagdanin nasceu no dia 16 de maio de 1931 no município de Selbach. Ainda criança, sua família mudou-se na localidade de Arroio Bonito, interior de Não-Me-Toque.

Iolanda Guagdanin nasceu no dia 28 de março de 1933, no município de Colorado. Quando tinha 6 anos de idade, sua família veio morar na localidade de São Roque, Não-Me-Toque, onde trabalhava na lavoura e na serraria.

Etelvino e Iolanda casaram-se em 12 de julho de 1952, em Não-Me-Toque, e foram morar em Arroio Bonito. Compraram suas terras e ali firmaram suas raízes.

Deste matrimônio, tiveram duas filhas (Inês e Vanisa) e também quatro netos.

Etelvino tinha grande paixão pelo tradicionalismo. E no ano de 1980, foi convidado a ser Patrão do CTG Galpão Amigo.

Em sua gestão, ocorreram alguns fatos marcantes para a entidade, como a criação do programa de rádio, Alma Gaúcha, o batizado do seu neto Anderson, no dia 19 de setembro de 1981, durante a Missa Crioula celebrada no CTG.

Entre as marcas de sua gestão estão:

A realização da 1ª Gincana Cultural Gaúcha, com a participação de 12 equipes;

A realização do Concurso Artístico Cultural, que, até nos dias de hoje, escolhe os Peões e Prendas do CTG Galpão Amigo;

E a primeira reforma da pista de dança.

Etelvino faleceu no dia 19 de julho de 2013, aos 82 anos, e Iolanda no dia 31 de março de 2016, aos 83 anos de idade.

Partiram deixando muita saudade e a certeza de que cumpriram com seu legado, e ficarão para sempre em nossas lembranças.

Solenidade no Altar da Pátria, com hasteamento das Bandeiras, presença das escolas, autoridades e convidados dos patrocinadores do Café de Chaleira.

Já na segunda-feira pela manhã (11), realizou-se a solenidade no Altar da Pátria, com hasteamento das Bandeiras, presença das escolas, autoridades e convidados dos patrocinadores do Café de Chaleira.

O desfile Farroupilha vai acontecer no domingo, dia 17, com participação do CTG, escolas, entidades e empresas. Interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone 9 9927 1517.

O CTG programou dois jantares típicos: costelão, no dia 15; matambre no dia 19, com fandango.

Os Festejos Farroupilhas são uma realização do CTG Galpão Amigo, da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação e da Secretaria da Cultura, Desporto e Turismo e da Brigada Militar.

Fotos: Helaine Zarth/Jornal A FOLHA

Mais registros