08 de setembro de 2017 as 16:40 / Cultura, Turismo e Desporto

Secretaria do Desporto faz valer o espírito esportivo

Ministério Público é a favor de medidas severas para conter violência em eventos esportivos

Clubes, atletas e torcedores podem sofrer punições sempre que um fato de indisciplina ou violência ocorrer nos eventos esportivos.

As competições esportivas são eventos organizados para o lazer, confraternização e estímulo a atividade física. Qualquer atitude contrária pode ser considerada antidesportista e nas competições organizadas ficam sujeitas a punição.

Para dar conhecimento do propósito dos organizadores em fazer valer o regulamento e alertar sobre os riscos que a violência pode acarretar, a Administração Municipal de Não-Me-Toque, através da Secretaria da Cultura, Desporto e Turismo promoveu reunião com os dirigentes das equipes participantes do Campeonato de Futsal.

Participaram da reunião realizada na tarde do dia 31 de agosto, no auditório da Prefeitura, o prefeito Armando Roos e o promotor de Justiça Leandro Bonatto. O secretário Valdir Kirst coordenou o encontro que tratou da disciplina e das penalidades que podem ser aplicadas aos clube, jogadores, dirigentes e torcedores.

– Explicamos aos dirigentes que os fatos ocorridos durante as partidas do nosso Campeonato de Futsal que venham a ser relatados em súmula serão julgados pela Junta Disciplinar do Município, que tem autonomia para aplicar as penalidades cabíveis – disse o secretário Valdir Kirst.

A presença do promotor de Justiça visou demonstrar que o Poder Público está fazendo valer as leis para garantir a segurança do público e dos atletas em ambientes que se praticam esporte.

Leandro Bonatto deixou claro que está acompanhando o desenrolar das atividades em Não-Me-Toque e que é a favor das penalidades para quem cometer ato de indisciplina e de violência.

– O esporte deve ser visto como meio de integração, não e de rivalidade exacerbada que possa gerar violência e dano ao patrimônio público. Os simpatizantes devem estar conscientes de que estão dando exemplo para crianças e jovens – ressaltou o promotor de Justiça.

Uma medida já adotada, sugerida nesta reunião, é a proibição da venda de bebidas em lata ou garrafa no Ginásio Nenão.

– Toda bebida deve sair da copa servida em copos de plástico – anunciou o secretário do Desporto.

Na ocasião, os dirigentes receberam uma cópia do adendo criado para o regulamento de futsal, Capítulo VI da Disciplina Julgamento, que consta:

Art.29 – A) Se houver lesões físicas intencionais graves e relatadas pela arbitragem, depredação ao patrimônio público e de terceiro, utilização de arma de fogo ou branca, a equipe envolvida estará eliminada do ano vigente.

Art.29 – B) O torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência, portar, deter ou transportar, no interior do estádio quaisquer instrumentos que possam servir para a prática de violência, invadir local restrito aos competidores, será punido com a pena de impedimento de comparecer nas proximidades da realização dos jogos, e ficará impedido de frequentar eventos esportivos municipais pelo prazo de três meses a um ano, de acordo com a gravidade da conduta, sem prejuízo das demais sanções cabíveis;

O regulamento também estabelece que: Constada a existência de fatos violentos, tumulto, porte de instrumentos que possam servir para pratica de violência ou invasão do local restrito aos competidores, será lavrado Boletim de Ocorrência Policial com identificação dos envolvidos.

Ao final, os representantes de todas as equipes assinaram a ata dando ciência dos assuntos tratados.​

Texto: Jornal A FOLHA