08 de setembro de 2017 as 09:46 / Administração e Planejamento

“Ética, Civismo e Cidadania”, Não-Me-Toque celebra o Sete de Setembro

Com uma manhã ensolarada e de clima agradável a comunidade não-me-toquense reuniu-se junto a Av. Waldomiro Graeff no feriado de 7 de Setembro para acompanhar o desfile cívico promovido pela a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

Durante a abertura do ato, Daniel Kuhn acompanhado pelo  acordeonista Alissandro Wolmer interpretou o Hino Nacional Brasileiro, seguido do Coral Municipal interpretando o Hino Rio Grandense e o Hino de Não-Me-Toque.

Na edição de 2017, a Semana da Pátria tem como tema em nível nacional “Oswaldo Cruz – Centenário da Morte do Sanitarista”. Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luiz do Paraitinga, em 05 de agosto de 1872 — Petrópolis (RJ), e faleceu em 11 de fevereiro de 1917. Ele foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Em nível Estadual o tema é “80º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e 70 anos da Chama Crioula”. Já Não-Me-Toque escolheu o tema “Ética, Civismo e Cidadania”.

A ética e cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.

A ética e a moral têm uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania.

Civismo é aquilo que cada um de nós deve ao Estado ou ao povo soberano do qual fazemos parte. O civismo está entre os mais importantes deveres do cidadão. Significa não apenas se submeter à lei, mas ainda zelar pela sua elaboração, pela sua aplicação, pela sua proteção. Todo cidadão deve lutar democraticamente para transformá-la caso a julgue má ou injusta. É o que se chama de civismo.

Alunos desfilaram utilizando seus novos uniformes

A Banda Marcial Municipal abriu o desfile posicionando-se junto ao Altar da Pátria onde permaneceu recuada mantendo a marcha para as demais entidades que perfilavam-se junto a Avenida. As Soberanas do Município, Rainha Renata de Quadros Carneiro, Senhorita Turismo Amanda Junges Derlam, 1ª Princesa Eduarda Caroline Schaeffer e 2ª Princesa Graziela Behm desfilaram trazendo consigo a faixa com o tema do desfile.

O desfile foi abrilhantado com a participação de escolas, entidades e grupos do município, sedo eles: EMEF Amália Kerber, EMEF Carlos Gomes, EMEF Ernesto João Cardoso, EMEF Nossa Senhora de Lourdes, EMEF Santo Antônio, EMEF Valdomiro Graciano, Instituto Educacional Girassol, Grupos de Terceira Idade e Secretaria Municipal de Assistência Social, Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente, Grupo Amigos de Sangue, Escola Sinodal Sete de Setembro, Associação de Bombeiros Voluntários de Não-Me-Toque, Exército de Estér, Grupo Pedala Não-Me-Toque e Motogrupo Anônimos do Asphalto.

1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo

O 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, conhecido como Regimento Mallet de Santa Maria e o Batalhão General Mario da Silva Miranda – Missões, 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo também fizeram-se presentes no desfile.

“Tivemos neste desfile uma demonstração imensa de patriotismo por parte de nossa comunidade, tanto os grupos que o abrilhantaram como nossa comunidade que se fez presente para prestigiar. Sabemos de todos os problemas que o país enfrenta em seu cenário político, porém não podemos deixar que isso abale nosso amor pela Pátria. Parabéns não-me-toquenses!” ressalta o Prefeito Armando.

Prestigiaram o evento: Prefeito Municipal, Armando Carlos Roos, Vice- Prefeito Municipal Pedro Paulo Falcão da Rosa, Presidente da Câmara de Vereadores Maiquel Delano Silva e demais Vereadores, Comandante da Brigada Militar Tenente João Roberto Cardoso, Secretária Municipal de Educação Eli Terezinha Xavier Donatti e demais Secretários, Presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno da Silva, Ex-prefeitos Antônio Vicente Piva, Johannes Arnoldus Maria Van Riel, Ruy Sady Augustin e Diretoras das Escolas Municipais.

3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado

Fotos: Jornal A Folha