A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
29 de agosto de 2017 as 08:30 / Educação

 “Educação no Trânsito e no Transporte Escolar – Informar para Conhecer e Prevenir”

 

Com o intuito de promover a conscientização dos alunos e famílias quanto ao uso com qualidade e segurança do transporte escolar, conhecendo sobre as regras no trânsito e valorização da vida, onde cada um pode fazer a sua parte, a Secretaria de Educação está desenvolvendo junto as Escolas Municipais o projeto “Educação no Trânsito e no Transporte Escolar – Informar para Conhecer e Prevenir”.

O Projeto vem a somar com ações que visam trazer informações aos usuários e famílias, referente à oferta de Transporte Escolar, bem como a conscientização dos cidadãos quanto ao respeito em meio ao trânsito da cidade. É necessário que se ofereça serviço de qualidade, porém os usuários do mesmo devem conhecer o motivo desta oferta, as responsabilidades do Poder Público, motoristas, alunos, famílias. A contribuição das esferas Federais e Estaduais como apoio financeiro, bem como a competência do Município quanto à oferta do Transporte Escolar.

Dentre os assuntos abordados estão noções de sinalização básica (semáforos e faixa de segurança), estudo de placas de trânsito, a importância do uso do cinto de segurança, os perigos do álcool e drogas no trânsito, a valorização da vida e como o bom funcionamento do trânsito depende de todos nós. O projeto conta com o apoio da Brigada Militar, do CFC Alto Jacuí, dos Bombeiros Voluntários de Não-Me-Toque e servidores da Secretaria.

Seu desenvolvimento é feito através de leitura de livros sobre o tema, histórias de trânsito, músicas, visitas, palestras envolvendo famílias e alunos, produções textuais, Seminários e pesquisa. Para incentivar ainda mais os alunos a participarem do projeto, um concurso municipal de desenho para alunos do 1º, 2º e 3º anos e o concurso municipal de frases e desenhos para alunos de 4º e 5º anos.

“Mais do que nunca, a escola deve participar ativamente da educação para o trânsito, pois as crianças de hoje serão os usuários e mantenedores do trânsito, capazes de transformarem essa realidade. Essa educação para o trânsito, além de ensinar regras, técnicas, métodos de prevenções de acidentes, deve ter a preocupação em tornar as pessoas cidadãs, pois vivemos em sociedade, e essa preocupação deve ser a curto, médio e longo prazo”, comenta a Secretária de Educação Eli Terezinha Xavier Donatti.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir