O governo do Estado qualifica os serviços agropecuários com a entrega de novos veículos para a inspeção sanitária dos produtos de origem animal fabricados pelas agroindústrias gaúchas. São R$ 513 mil em investimentos que vão beneficiar os pequenos produtores.

O Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa acompanhado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente esteve participando da solenidade que ocorreu na quinta-feira (24), no Palácio Piratini.

Para o governador José Ivo Sartori, o investimento é resultado do esforço coletivo e de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. “O que estamos entregando hoje é essencial para produzirmos alimentos de qualidade e em condições adequadas. Este ato reforça o desenvolvimento da economia local, contribui para a modernização do serviço de defesa agropecuária e também beneficia pequenos produtores”, afirmou.

Cada veículo custou R$ 43 mil, com recursos do convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do governo federal.

As prefeituras beneficiadas integram o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf), que permite a comercialização de produtos inspecionados em todo o Rio Grande do Sul, e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que permite a venda para todo o país. Atualmente, mais de 20 prefeituras aderiram ao sistema e mais de 400 solicitaram inclusão no Susaf.

Foram beneficiados pelo Susaf os municípios de Garibaldi, General Câmara, Não-Me-Toque, Pouso Novo, Cerro Largo, São Miguel das Missões, Maximiliano de Almeida e Bento Gonçalves. Já pelo Sisbi são Glorinha, Marau, Caxias do Sul e Engenho Velho.

O Secretário Pedro Paulo Nienow comenta que com este veículo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela inspeção dos produtos produzidos no Município ganha mais agilidade e facilidade no deslocamento até as agroindústrias e na realização de ações de educação sanitária

Para o Vice-Prefeito, o veículo vem ao encontro de uma necessidade e que por consequência vai auxiliar o desenvolvimento do comércio de produtos. “Nossas agroindústrias são reconhecidas por seus excelentes produtos, e isso fica comprovado pelo sucesso que as mesmas tem durante a Expodireto e ao movimento na Feira do Produtor. Queremos que a cada dia esses produtos sejam mais reconhecidos e consumidos além dos limites do município de uma forma legalizada, incentivando e desenvolvendo nosso sistema agroindustrial” ressalta.

Fonte: Palácio Piratini

Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini