25 de agosto de 2017 as 11:07 / Administração e Planejamento

Região define ERS 451 como prioridade em infraestrutura

A RS 451 inicia-se no município de Colorado, cruza por Não-Me-Toque e se liga com a BR 386 passando pela localidade de São José do Centro. A obra de 16 quilômetros é considerada de grande importância para o desenvolvimento regional.

A pavimentação asfáltica nesta rodovia, de aproximadamente 16 km, é de fundamental importância para o desenvolvimento da Região. Estima-se que são transportados mais de 1.000.000 sacas de produtos agrícolas, porém sofre muitos percalços em seu escoamento motivado com a falta de condições da estrada.

Além de ser uma rota de escoamento ode produção agrícola, o trecho também é usado no transporte da produção de suínos, ração, leite, além de ser utilizada diariamente por moradores de ambos os municípios, que são obrigados e conviver com danos em seus veículos devido às péssimas condições desta.

Sabendo da importância desta Rodovia, Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) do Alto Jacu elencou como prioridade a pavimentação do trecho dentro de seu Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional (2015 – 2030).

Armando Ross, Prefeito de Não-Me-Toque comenta que outro fato que aumenta a importância da pavimentação neste trecho é que Não-Me-Toque tornou-se um pólo industrial e as pessoas que aqui trabalham, provenientes de toda Região do Alto Jacuí, de cidades como Colorado, Selbach, Tapera, Ibirubá, Saldanha Marinho e Cruz Alta, necessitam muito desta estrada, pois na situação em que a mesma se encontra, nem linha regular de ônibus por ela trafega devido à sua precariedade.