25 de agosto de 2017 as 09:29 / Saúde

Agora é oficial, Não-Me-Toque mantem realização de partos

O parto é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher e de sua família, sabendo disso a Secretaria de Saúde além de oferecer o apoio necessário através de exames e grupos de gestantes durante meses vinha gestionando junto a Secretaria de Saúde do Estado para manter a realização dos partos em Não-Me-Toque.

Toda essa negociação para manter a realização de partos no Município deu-se em função da proposta original da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, no qual estruturas responsáveis por realizar menos de 365 partos por ano deixariam de prestar o serviço, que seria absorvido por grandes hospitais da região. Uma determinação que poderia afetar mais de 100 municípios gaúchos.

Após inúmeras intervenções, inclusive da comunidade que mobilizou-se em prol da causa, em reunião extraordinária da Comissão de Intergestores Regional da Região do Planalto realizada em 22 de junho de 2017 foi feita a atualização das referências para parto de risco habitual do plano regional da Rede Cegonha da 6ª CRS.

Desta forma, o Hospital Beneficência Alto Jacuí fica pactuado para atender gestantes somente do município de Não-Me-Toque.

“Foram meses pautando a regionalização de partos e buscando manter o serviço prestado no Município e felizmente temos a confirmação oficial. É uma conquista de toda nossa comunidade que uniu-se em prol dessa causa”, falou o Prefeito Armando Carlos Roos.