21 de agosto de 2017 as 10:15 / Desenvolvimento

Expectativas crescem entorno do IV Apsul América

A pouco mais de um mês para o IV Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas precisas a expectativa da comissão organizadora cresce à medida que os últimos detalhes vão sendo acertados.

Organizado a cada dois anos pelo Sindicato Rural e Prefeitura de Não-Me-Toque, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal o evento chega a sua IV edição com o tema “Agricultura Digital: Inovação para a eficiência e a preservação da produtividade” acontecendo nos dias 26 e 27 de Setembro no parque da Expodireto Cotrijal. As inscrições para o evento são gratuitas e acontecem através do site www.apsulamerica.com.br

Teodora Lütkemeyer, Presidente do APSUL

Em entrevista, Teodora Lütkemeyer, Presidente do Apsul comenta acerca da expectativa de mais um congresso que neste ano traz temas inéditos e pesquisadores de renome nacional e internacional.

Jaques: Teodora, como estão os preparativos nesta reta final para o evento?

Teodora: Nos últimos 20 dias juntamente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e a equipe do Sindicato Rural realizamos visitas em vários municípios da região especialmente para fazer essa divulgação nas cooperativas e empresas que tratam principalmente com insumos e da aplicação da tecnologia da agricultura de precisão, nos Sindicatos e Instituições de Ensino Médio que tem vinculação com agronegócio e agricultura e também com nas Instituições de Ensino Superior.

Jaques: Durante essa divulgação, o que percebe-se do público em geral?

Teodora: O evento em um todo está sendo muito bem aceito, assim como sua programação muito diversificada trazendo temas relacionados sustentabilidade e diversos viés da agricultura.

Jaques: Em relação a programação, como ela foi pensada neste ano?

Teodora: Podemos afirmar que a programação deste ano agrada a todos os públicos. Temos painéis que interessam mais aos produtores, minicursos e palestras que interessam mais aos pesquisadores, outras inovações tecnológicas que interessam principalmente para os técnicos os agrônomos os técnicos agrícolas e também aos pesquisadores, então nós temos uma vasta programação, inclusive das novas áreas de precisão como por exemplo a pecuária de precisão nunca foi tratada no Apsul, a fruticultura de precisão e a apicultura também serão abordadas, então temos uma programação muito variada e que será tratada com uma qualidade excepcional pelos palestrantes de renome Nacional e Internacional

Jaques: Em relação aos palestrantes, quais os nomes a destacar?

Teodora: Para esta edição trouxemos nomes como o Dr. Stanley Best do Chile para falar do Futuro da Agricultura de Precisão, o Dr. Ricardo Melchiori da Argentina para falar sobre definição de zonas de manejo e especialmente o alemão Michel Dietz que falará especificamente sobre a tecnologia e agricultura de precisão.

Jaques: Como funcionarão as palestras e minicursos?

Teodora: As palestras e minicursos estão chamando a atenção do público pois tem um diferencial em relação as explanações para grande público. Como citado, algum temas interessam mais a alguns do que outros, por isso foram abertos minicursos com painelistas e palestrantes que já estão participando do evento justamente para que num pequeno grupo possa se estar abordando detalhes sobre a temática que cada um estará explanando, é o momento para afinar informações que não foram possíveis serem expressada ou detalhadas no grande painel.

Jaques: Mais uma vez o congresso abre espaço para exposição de trabalhos, como estão sendo recebidos os materiais?

Teodora: A organização do Congresso é dividida para que todos os detalhes sejam pensados para melhor atender o público, sendo que nesta parte acadêmica temos a coordenação do Professor Lúcio do Amaral da UFSM. As inscrições de trabalhos acadêmicos acontecem junto ao site onde estão disponíveis todas as informações técnicas. Os trabalhos além de serem expostos durante o evento serão compilados em um e-book posterior ao evento.

Jaques: Teodora, para finalizarmos quais as considerações finais a serem feitas?

Teodora: Em nome de toda a comissão organizadora quero agradecer as pessoas e empresas que acreditam em nosso evento, nossos patrocinadores Ouro: Monsanto, Fertiláqua e Senar, patrocinadores Prata: Stara e patrocinadores Bronze: Jan, além de nossos demais apoiadores, e lógico fica nosso convite para todos prestigiarem nosso evento que sem dúvida vai agregar em muito conhecimento e tem inscrições gratuitas.