A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
17 de agosto de 2017 as 08:35 / Saúde

Semana de Vacinação do Adolescente

Adolescência, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o período que se estende dos 10 aos 19 anos de idade, caracteriza-se como o período de transição entre a infância e a vida adulta, marcado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria também consideram como adolescentes os indivíduos que se encontram nessa faixa etária. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente define adolescência como o período compreendido entre os 12 e os 18 anos de idade.

Quando tratamos de questões relacionadas às imunizações, os pais costumam seguir o calendário de vacinação dos filhos rigorosamente quando são crianças. Porém, depois de atingir os seis anos de idade, momento em que a caderneta costuma ficar completa, muitos deixam de se preocupar com a questão. Para alguns imunobiológicos, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter altos níveis de proteção, como exemplo, a vacina contra Tétano (Vacina dT), meningococo tipo C, contra o papilomavírus (HPV), entre outras. O Programa Nacional de Imunizações / Ministério da Saúde mantém um calendário vacinal destinado a adolescentes entre 10 e 19 anos de idade.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde realizará de 21 a 25 de Agosto a Semana de Vacinação do Adolescente com o objetivo de regularizar a situação vacinal na faixa etária de 10 a 19 anos, enfatizando que a Vacinação contra o HPV, que agora é ofertada para os meninos também, na faixa etária de 11 a 14 anos e para meninas a partir de 9 anos até 14 anos, O objetivo com a vacinação contra HPV, é a prevenção de verrugas genitais e do câncer genital masculino e feminino.

Vacinação contra a meningite bacteriana tipo C para meninos e meninas de 12 e 13 anos

Vacinação antitetânica

Vacinação contra a febre amarela

Vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola

Vacinação contra hepatite B

Os pais costumam seguir o calendário de vacinação dos filhos rigorosamente quando são crianças. Porém, depois de atingir os seis anos de idade, momento em que a caderneta costuma ficar completa, muitos deixam de se preocupar com a questão.

Ressalta-se que as vacinas que compõem o calendário do adolescente estão disponíveis na sala de vacinas do centro de saúde durante todo período do ano.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir