20 de julho de 2017 as 10:54 / Administração e Planejamento

600 mil reais para Segurança Pública

Uma das preocupações de todos os municípios brasileiros diz respeito à segurança pública, preocupação essa que cresce proporcionalmente ao aumento da criminalidade e da violência.

A comunidade não-me-toquense já conta com um sistema de videomonitoramento instalado com oito câmeras monitoradas 24 horas pelo efetivo da Brigada Militar, porém o constante crescimento do município faz com que a Administração busque constantemente formas de proporcionar a população maior segurança.

Na manhã de quinta-feira (20), o Prefeito Armando Carlos Roos anunciou mais R$ 652.371,00 que serão investidos na ampliação do sistema de videomonitoramento. Provenientes de emendas parlamentares do Deputado Giovani Cherini (R$ 300.000,00) e do Deputado Jerônimo Goergen (R$ 300.000,00) e mais a contrapartida do Governo do Estado (R$52.371,00). Os recursos provenientes dos Deputados foram repassados ao Governo Federal e reinvestidos no Município através da Secretaria de Segurança Pública. Além do sistema de videomonitoramento, a Brigada Militar e a Polícia Civil receberão veículos e equipamentos.

O projeto prevê investimentos através de 3 kits, sendo no primeiro momento a instalação de um novo servidor de armazenamento e mais três câmeras de segurança. No segundo kit é composto por coletes a prova de balas, armamento e uma nova viatura para a Brigada Militar e por fim o terceiro kit voltado a Polícia Civil também prevê a aquisição de coletes e uma nova viatura.

O videomonitoramento

O sistema atual conta com câmeras monitorando somente o perímetro urbano. Com a ampliação, a Administração cumpre mais uma de suas metas e promessas de campanha que é de levar maior segurança para o interior que passa a ser monitorado.

No primeiro momento serão instaladas câmeras de vigilância na saída para São José do Centro e entrada de Victor Graeff, saída para Gramado, Bom Sucesso e Cachoeirinha, acesso de Colorado englobando a comunidade de Mantiqueira, Linha São Paulo, Arroio Bonito e Posse São Miguel.

Com a ampliação deste sistema, o Governo do Estado também confirmou a cedência de mais cinco militares aposentados que farão o monitoramento deste sistema. Desta forma, o efetivo da Brigada Militar ativo estará voltado somente ao trabalho de patrulhamento e atendimento de ocorrências.

Conforme o Prefeito Armando, esse projeto é uma verdadeira parceria de Segurança Pública entre o Município e a Secretaria de Segurança. “É o início de um projeto que vai crescer ainda mais, pois a partir do momento que o município conta com esse equipamento instalado abre a possibilidade de amplia-lo com mais câmeras.

O Prefeito ainda destaca que desde o início das tratativas junto ao Governo do Estado, ficou claro o desejo da Administração em obter investimentos voltados na Brigada Militar e Polícia Civil.

Brigada Militar e Polícia Civil contemplados

Ambas receberão viaturas e equipamentos necessários para que esses policiais possam desenvolver o seu trabalho de forma segura e eficiente, desde armamentos a equipamentos de proteção.

“Nós não podemos deixar de agradecer o Governo anterior que deu início aos investimentos em segurança pública com a participação da comunidade e da associação comercial, e também ao Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa que assumiu toda negociação com o Governo do Estado para a concretização deste projeto”, ressalta o Prefeito Armando.