12 de julho de 2017 as 08:30 / Saúde

Gestores reúnem-se na Secretaria Estadual de Saúde

Em viagem a Porto Alegre, o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Secretário de Saúde Marco Costa e a Secretária de Administração Noeli Machry reuniram-se com o Secretário Adjunto de Saúde do RS Francisco Zancan Paz e com a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde Eleonora Walcher na segunda-feira (10).

Na ocasião foi confirmada a possibilidade de Não-Me-Toque realizar partos, desde que somente para a sua comunidade e não para os demais municípios, desde que cumpridas as exigências técnico sanitárias. Segundo a secretaria será intensificada a fiscalização das normas sanitárias e de disponibilidade dos profissionais exigidos.

Os gestores também protocolaram um pedido do Município acompanhado de documentação do Hospital Alto Jacuí solicitando financiamento para o sistema de urgência e emergência, o qual foi Não-Me-Toque vem mantendo com recursos próprios desde maio de 2016. Já na reunião foi confirmado que não será repassado o co-financiamento do programa de regionalização dos partos, ficando não-me-toque apenas com os valores das Autorizações de Internação Hospitalares normais.

Francisco emitiu um posicionamento negativo quanto a esta demanda, segundo ele porque a resolução que regulava este incentivo expirou em agosto de 2015 e o Estado não tem disponibilidade financeira para habilitação de serviços, citando a política nacional de urgência e emergências, que deve se concentrar em hospitais acima de 100 leitos.

O Vice-Prefeito Pedro Paulo e o Secretário Marco reiteraram o posicionamento de que Não-Me-Toque continuará oferecendo os serviços a sua comunidade, inclusive para efeito de retenção de profissionais visando uma futura regionalização feita no município caso as referências constituídas até o momento não estruturem-se de acordo.

“Na oportunidade trouxemos à tona o problema da falta de comunicação entre a Secretaria Estadual e a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde que não consegue realizar a orientação correta dos municípios, muitas vezes com informações divergentes”, comentou o Secretário Marco Costa.