A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
06 de julho de 2017 as 16:48 / Administração e Planejamento

Prefeito Armando participa do 37º Congresso de Municípios em Porto Alegre

Com o tema “Mais Brasil, menos Brasília”, encontro marca a posse da nova diretoria da Famurs que será comandada pelo prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias

O Prefeito Armando Carlos Roos participou na quarta e quinta-feira (5 e 6/7), do 37º Congresso de Municípios promovido pela FAMURS. Com o tema “Mais Brasil, menos Brasília”, a edição deste ano abordou a defesa por mais autonomia das cidades e de uma maior transferência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública local mais eficaz.

“A realização do congresso possibilita a discussão de temas que vão contribuir para o trabalho nas prefeituras. Também é uma oportunidade para o fortalecimento das relações entre as pessoas que tem a missão de administrar os municípios do Rio Grande do Sul”, explicou o presidente da Famurs, Luciano Pinto. O evento tem patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Bradesco e do BRDE. O Detran e a CNM são apoiadoras do 37º Congresso de Municípios do RS.

No primeiro dia, logo após a solenidade de abertura aconteceu a visitação da Feira de Expositores. Já a tarde às 14h, Luciano Pinto e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentaram aos prefeitos os principais itens da pauta municipalista.

Em palestra especial, o advogado especialista em direito eleitoral Antônio Augusto Mayer dos Santos expos aos gestores municipais as principais propostas de reforma política em debate no Congresso Nacional e o impacto das possíveis mudanças na gestão pública.

O segundo dia de atividades iniciou com o coordenador do RS 2030, Jairo Jorge apresentando um balanço das opiniões e ideias colhidas durante os encontros entre a direção da Famurs e os prefeitos de diversas regiões do Rio Grande do Sul. O projeto RS 2030 teve como propósito pensar uma agenda para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul nos próximos 13 anos. Na oportunidade, também foi lançado um livro com a compilação das principais sugestões apresentadas durante as reuniões.

Ainda na manhã de quinta-feira (6/7), os prefeitos tiveram a oportunidade de conversar com quatro secretários estaduais. João Gabbardo (Saúde), Pedro Westphalen (Transportes), Cezar Schirmer (Segurança) e Ronald Krummenauer (Educação) tratando, respectivamente, de atrasos na saúde, conclusão de acesso asfáltico, presença de PMs no interior e transporte escolar. Simultaneamente à realização do Congresso, acontece o 24º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul.

 

Posse da nova diretoria

Encerrando o 37º Congresso a solenidade de posse da nova diretoria empossou o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias que assume o cargo de presidente da Famurs na gestão 2017/2018. Salmo substituirá o ex-prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, no comando da entidade. Entre as bandeiras do novo presidente está a revisão das dívidas previdenciárias dos municípios. “Vamos formar um grupo de trabalho para orientar os prefeitos sobre os regimes geral e próprio de previdência social”, antecipou.

O novo dirigente também promete defender o aumento da autonomia das prefeituras e a desburocratização da gestão pública. Segundo ele, a Lei das Licitações é um exemplo de legislação ultrapassada que engessa a administração das prefeituras.

A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto foi renovado neste ano e determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Sigla com o maior número de prefeitos eleitos no ano passado, o PP obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2017. PMDB, PDT e PT completam a lista.

Nova diretoria – Gestão 2017/2018

Presidente

Salmo Dias de Oliveira (PP)

Rio dos Índios – Amzop

1º Vice-Presidente

José Francisco Soares Sperotto (PTB)

Guaíba – Granpal

2º Vice-Presidente

Evandro Agiz Heberle (PSDB)

São Jerônimo – Asmurc

3º Vice-Presidente

Silvânio Antônio Dias (PSB)

Três Palmeiras – Amzop

1º Secretário

Carlos Rafael Mallmann (PMDB)

Estrela – Amvat

2º Secretário

Luiz Felipe Brenner Machado (PDT)

Santa Margarida do Sul – Amfro

1º Tesoureiro

Margarete Simon Ferretti (PT)

Nova Santa Rita – Granpal

 

2º Tesoureiro

Eduardo Buzzatti (DEM)

Pejuçara – Amuplam

 

Fonte e Fotos: FAMURS

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir