22 de junho de 2017 as 10:15 / Agricultura e Meio Ambiente

A maravilhosa Floresta com Araucárias e seus ilustres representantes

Na terça-feira (20), no auditório da Prefeitura, aproximadamente 320 alunos de 5º e 6º anos das escolas do Município aprenderam sobre as principais medidas conservacionistas de proteção das matas nativas com a palestra: “A maravilhosa Floresta com Araucárias e seus ilustres representantes” realizada pela equipe do Projeto Papagaio Charão.

As ações desse projeto na conservação da natureza têm base no conhecimento gerado pelas atividades de pesquisa ao longo de 25 anos de atuação no ecossistema Floresta com Araucárias, com ênfase em suas espécies representativas, o papagaio charão e o papagaio de peito roxo.

Essas aves são típicas do sul do Brasil e estão ameaçados de extinção. O principal fator de declínio da população é a grande destruição das florestas pela atividade madeireira e pastoreio. O segundo fator de ameaça é a captura de filhotes nos ninhos, para servirem como animal de estimação, o que é crime ambiental. A deterioração dos ambientes florestais compromete a natural regeneração desses ecossistemas, empobrecendo gradativamente sua estrutura vegetal, diminuindo a oferta de alimentos e de cavidades adequadas para a reprodução dos papagaios.

Além da conversa sobre a Floresta com Araucárias e sua rica biodiversidade e da conscientização para conservação das matas nativas, os alunos testaram seus conhecimentos com atividades bem didáticas e contaram com a presença ilustre dos mascotes papagaio charão e papagaio de peito roxo.

Essa atividade faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com o patrocínio das seguintes empresas: Roos, Cotrijal, WD Insumos, Stara, Produza Insumos, Sicredi e Augustin. O encerramento do Mês do Meio Ambiente acontece na próxima semana, dia 28 de junho, com o espetáculo musical: “Planetinha Natureza”, com Beto Herrmann, às 14 h, no Salão de Festas Cristo Rei.