A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
20 de junho de 2017 as 09:55 / Saúde

Meninos entre 11 e 14 anos serão vacinados contra o HPV

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para meninos serem vacinados contra o HPV. Agora, os meninos que têm entre 11 e 14 anos deverão receber a vacina HPV quadrivalente, que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Antes, a vacina era administrada em meninos adolescentes com 12 e 13 anos.

Nos meninos, a vacina previne os cânceres de boca, garganta, pênis, ânus e, também de verrugas genitais.

Vale ressaltar que para os adolescentes do sexo masculino que iniciarão a primeira dose da vacina aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação da faixa etária para a vacinação nos meninos reduzirá o impacto dos desfechos negativos em relação ao HPV na população masculina e feminina. A ampliação da faixa etária será um grande ganho para os meninos, e irá gerar benefícios também para as meninas, que são vacinadas para prevenir o câncer de colo de útero.

“Tendo em vista que são os meninos que transmitem o HPV para as meninas, é importante garantir também a saúde deles. Mas é preciso destacar que a vacina também previne, neles, os cânceres de pênis, ânus, garganta e boca, e ainda previne verrugas genitais. Os pais não devem vincular a vacinação como uma questão sexual, mas observar todos os benefícios que ela oferece ao futuro do adolescente”, comenta o Secretário de Saúde Marco Costa.

HPV

O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais.

A vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.

HPV para meninos

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas.

HPV para meninas

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero. Além dos cânceres de vulva, vaginal, anal, boca, garganta e verrugas genitais. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir