Meninos entre 11 e 14 anos serão vacinados contra o HPV
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para meninos serem vacinados contra o HPV. Agora, os meninos que têm entre 11 e 14 anos deverão receber a vacina HPV quadrivalente, que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Antes, a vacina era administrada em meninos adolescentes com 12 e 13 anos.
Nos meninos, a vacina previne os cânceres de boca, garganta, pênis, ânus e, também de verrugas genitais.
Vale ressaltar que para os adolescentes do sexo masculino que iniciarão a primeira dose da vacina aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação da faixa etária para a vacinação nos meninos reduzirá o impacto dos desfechos negativos em relação ao HPV na população masculina e feminina. A ampliação da faixa etária será um grande ganho para os meninos, e irá gerar benefícios também para as meninas, que são vacinadas para prevenir o câncer de colo de útero.
“Tendo em vista que são os meninos que transmitem o HPV para as meninas, é importante garantir também a saúde deles. Mas é preciso destacar que a vacina também previne, neles, os cânceres de pênis, ânus, garganta e boca, e ainda previne verrugas genitais. Os pais não devem vincular a vacinação como uma questão sexual, mas observar todos os benefícios que ela oferece ao futuro do adolescente”, comenta o Secretário de Saúde Marco Costa.
HPV
O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais.
A vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.
HPV para meninos
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas.
HPV para meninas
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero. Além dos cânceres de vulva, vaginal, anal, boca, garganta e verrugas genitais. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.