16 de junho de 2017 as 09:09 / Agricultura e Meio Ambiente

Palestra, “O Ser Sustentável” da continuidade ao mês do Meio Ambiente

Você sabe qual a diferença entre ser sustentável e sustentabilidade? Ao contrário do que muitos pensam, esses termos não têm o mesmo significado. O termo sustentável está relacionado ao uso dos recursos naturais ofertados pela natureza de maneira consciente, ou seja, sem comprometer sua disponibilidade para as gerações futuras. São ações que vão além de separar o lixo para a reciclagem ou plantar árvores.

Já a sustentabilidade está diretamente ligada a atividades e ações que visam suprir as necessidades dos seres humanos, por meio do desenvolvimento material e econômico, sem causar danos ao meio ambiente. Os recursos naturais são utilizados com consciência, garantindo que as gerações futuras os tenham sem que as atuais precisem abrir mão deles.

Palestra foi feita no Auditório da Prefeitura e junto as Escolas Municipais

Na terça-feira (13), aproximadamente 250 alunos de 5º a 9º ano das escolas do Municípios participaram de mais uma atividade da programação do Mês do Meio Ambiente.  As atividades são promovidas através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e patrocínio das empresas Roos, Cotrijal, WD Insumos, Produza, Sicredi, Stara e Augustin.

Através da palestra “O Ser Sustentável” ministrada pela Bióloga Camila Hüning, a programação objetivou despertar a consciência ambiental para a sustentabilidade nos educandos, através do diálogo e demonstração de ações antrópicas no meio ambiente.

Mas como posso ser sustentável?

Com simples gestos é possível ser uma pessoa sustentável e ajudar o planeta. Veja como:

-Reduzir o uso do carro, evitando a emissão de gases causadores do efeito estufa;

-Separar o lixo reciclável do orgânico;

-Não jogar óleo de cozinha em ralos de pias — o óleo contamina as águas e mata os ecossistemas nela presente;

-Utilizar energia renovável, como a energia solar que é gerada através de painéis solares;

-Poupar energia. A principal forma de produção de energia no Brasil é por meio de hidrelétricas e, ao economizar, você vai colaborar com o meio ambiente e ainda reduzirá o preço da sua conta de luz.

Próximas atividades

20/06 – Terça-feira

Palestra e exibição de vídeo: “FLORESTA COM ARAUCÁRIAS: ações do Projeto Papagaio Charão”, com o Professor, Dr. Jaime Martinez

Horário: manhã e tarde