12 de junho de 2017 as 10:26 / Saúde

Regionalização dos Partos segue em tratativas na 6ª CRS

Na terça-feira (6) o Secretário de Saúde Marco Costa e a Procuradora Jurídica Andressa estiveram participando da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIR) no auditório da faculdade de direito da UPF. Foi uma reunião conjunta das regiões 17, 18 e 19, todas as abrangidas pela 6ª Coordenadoria de Saúde para tratar da regionalização dos partos.

Na ocasião estiveram presentes representantes do governo do estado, dentre os quais Eleonora Walcher do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA).

Devido a muitas manifestações contrarias de municípios que possuem pequenos e médios hospitais e da indefinição de alguns hospitais que seriam referência, não houve acordo e a decisão final ficou para dia 22 de junho em nova reunião de CIR.

Uma das manifestações mais incisivas foi do Secretaria de Não Me Toque, principalmente com o desrespeito e indiferença com que a 6ª CRS tratou o tema, quando, mesmo provocada formalmente nas reuniões de março abril e maio, não proporcionou aos municípios o necessário espaço de discussão.

Já na tarde do mesmo dia uma reunião com os prestadores(Hospitais) foi realizada na qual também restaram muitas dúvidas, principalmente quanto as exigências da Resolução 206/17 e sobre os procedimentos de encaminhamento das gestantes pelas entidades que não farão mais os partos.

Os municípios da microrregião de Não-Me-Toque devem se reunir novamente no decorrer da próxima semana, na tentativa de manter os serviços em Não-Me-Toque.

Na manhã de quinta-feira (8) o Secretário Marco, a Procuradora Andressa e o Vereador Charles Morais reniram-se junto ao promotor de Justiça Leandro Tatsch Bonatto discutindo  sobre aspectos legais da medida.