02 de junho de 2017 as 16:50 / Administração e Planejamento

Ginásio Poliesportivo recebe o nome de Harry Alberto Erpen

Em ato realizado em seu Gabinete, o Prefeito Armando Carlos Roos sancionou a Lei nº 4.840 que alterada a denominação do Ginásio Municipal Breno Kirinus para Ginásio Municipal Harry Alberto Erpen. A Lei é de autoria do Vereador Carlos Alberto Bacher (Betão) e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Presidente da Câmara de Vereadores Maiquel Delano da Silva, Secretários Municipais, demais Vereadores, Familiares e Amigos do ex-Prefeito Harry Alberto Erpen e imprensa.

O Prefeito relembrou a trajetória política de Harry, conhecido como Nene Erpen, seu maior adversário político. “Juntos, nós protagonizamos uma das maiores rivalidades políticas, porém sempre com respeito e admiração sem misturar a política com nossa amizade, pois sempre buscamos o melhor para a comunidade de Não-Me-Toque. Sancionar esta lei para mim é uma honra e uma justa homenagem” comentou o Prefeito Armando.

A História de Harry Alberto Erpen

Harry era carinhosamente chamado de Nene Erpen

Harry Alberto Erpen, nascido em 13 de fevereiro de 1940 em Não-Me-Toque, faleceu em 02 de abril de 2011, também em Não-Me-Toque.

Filho de Emílio Pedro Erpen e de Irma Simon Erpen, teve os irmãos: Albano Erpen (falecido) Ari Erpen (falecido) Ruy Erpen (falecido) Warna Erpen Roos e Iris Erpen Hartmann – ambas residentes em Não-Me-Toque.

Casou-se com Dirce Lúcia Erpen em 1965 tendo os filhos: Luciane Erpen (falecida), Andrea Erpen, Augusto Erpen e Alex Erpen, todos residentes em Não-Me-Toque. Também deixou os netos: Amanda Kraemer Erpen, Antony Erpen, Alícia Erpen e Lucas Kraemer Erpen.

Ativo participante da vida comunitária e política de Não-Me-Toque em sua juventude, elegeu-se vereador pelo MDB em 1969 (Movimento Democrático Brasileiro), cumprindo três legislaturas junto à Câmara de Vereadores, exercendo a presidência do Legislativo nos anos de 1971 e 1972.

Em 1988 elegeu-se prefeito para o mandato 1989-1992, tendo como vice-prefeito Irineu Schmitt, período em que idealizou e construiu o Ginásio Municipal de Esportes e outras importantes obras que marcaram o seu mandato.

Harry Alberto Erpen teve fortes vínculos com o futebol de salão, tanto como atleta, como dirigente e também, como o político que idealizou e construiu o Ginásio Municipal para que fosse destinado, entre outras atividades, aos jogos de futebol de salão.

Em sua juventude foi um dos fundadores do Grêmio Esportivo Russo Preto e por isso um grande incentivador dessa modalidade esportiva, tendo sido um dos atletas integrantes da primeira equipe do Russo Preto, em 1963, ao lado de: Ilmo Jacó Sebastiany, Paulo Heinrich, Sérgio Dornelles, Olmiro Mathias de Oliveira (Lulo), Arlindo Hermes (Mão) e Arnildo Hermes (Mãozinho).

Lei foi entregue aos Filhos de Harry pelo Prefeito Armando

No campo político, na condição de prefeito, Erpen materializou o sonho de todos os que admiravam o futebol de salão em nosso município, construindo o Ginásio de Esportes. É importante registrar que na década de 90 o futebol de salão evoluiu muito, inclusive com a equipe do Russo Preto participando do campeonato Estadual. E a construção do Ginásio de Esportes em medidas oficiais teve amplo apoio da população que, carinhosamente passou a chamar o local de Nenão, o que até hoje persiste.

Em 1996 novamente elegeu-se prefeito, tendo como vice-prefeito Pedro Joe Simon, encerrando o mandato em 31 de dezembro de 2000.

Como prefeito, realizou muitos dos seus sonhos. Foi um homem solidário, comprometido com os interesses da sociedade, trabalhando em defesa de todas as classes sociais com o firme propósito de promover a igualdade de direitos entre a população.

Preocupou-se com questões sociais, buscou incansavelmente promover o desenvolvimento harmônico de Não-Me-Toque, estendendo sempre o seu olhar generoso para os menos favorecidos.

Nêne, como toda a comunidade o chamava, era um ser destemido e de posições firmes, que defendia os seus ideais e que trabalhou para realizar aquilo que entendia como justo em favor do seu povo.