A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
30 de maio de 2017 as 14:00 / Desenvolvimento

Tema do IV Apsul América é apresentado “Agricultura Digital: Inovação para Eficiência, Preservação e Produtividade”

Tornar a agricultura de precisão uma ferramenta ao alcance de todos os produtores rurais, desde os pequenos até os grandes, foi o principal motivo que impulsionou Não-Me-Toque, a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, a apostar em um grande desafio, a realização do Apsul América, um congresso voltado para agricultura de precisão e máquinas precisas que rompe as fronteiras brasileiras e traz conhecimento e participantes da América do Sul

A agricultura de precisão é uma constante tecnologia que já está presente no Mundo, e que todos os agricultores devem ter acesso para ter economia nas aplicações e incremento de produtividade com sustentabilidade.

Na manhã de terça-feira (30), foi realizado no Centro de Eventos do Hotel Ibis o lançamento oficial do IV Congresso Sul-americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas que acontece nos dias 26 e 27 de Setembro, no Parque da Expodireto. O Apsul América é uma realização da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal. São patrocinadores deste evento: SENAR-RS, Monsanto e Stara e apoiadores a Bayer e a Fertiláqua.

Teodora Lütkemeyer, Presidente do Apsul apresentou as propostas do da 4ª edição do Congresso

O tema escolhido neste ano “Agricultura Digital: Inovação para Eficiência, Preservação e Produtividade” afim de oportunizar aos produtores rurais o conhecimento das recentes tecnologias em nível de pesquisa e aplicação da Agricultura de Precisão com eficiência e sustentabilidade, através de palestras e oficinas com as melhores práticas agrícolas por meio do avanço das mais diversas tecnologias, promovendo assim a integração entre instituições governamentais, instituições de estudo e pesquisa, empresas fabricantes de máquinas e softwares, prestadores de serviços e produtores rurais.

“Vivemos uma era de avanços tecnológicos constantes e nós mais do que ninguém sabemos da sua empregabilidade junto ao campo, não é por menos que somos a Capital Nacional da Agricultura de Precisão. O tema vem de encontro a realidade atual, onde cada vez mais o produtor tem a sua disposição novas ferramentas para maximizar sua produtividade e rentabilidade, porém para isso é necessário momentos como o Apsul onde especialistas e líderes em pesquisa podem vir compartilhar deste conhecimento e nortear os melhores caminhos rumo ao progresso do campo”, destacou o Prefeito Armando Roos.

Professor Telmo Amado da UFSM – Coordenador Técnico do Evento apresentou os painelistas confirmados

Os assuntos abordados no IV Congresso serão apresentados por congressistas de expressão nacional e internacional, todos profissionais experientes capazes de demonstrar com clareza as mais recentes pesquisas na área da agricultura de precisão.

Os temas a serem abordados

Dentre os temas que serão abordados estão “O Futuro da Agricultura de Precisão” com os convidados internacionais, o Dr. Stanley Cecil Best Sepulveda – INIA Chile e o Dr. Andres Berger – INIA Uruguai.

“Construindo plantas para elevada produtividade” com Dirceu Gassen – Bayer Brasil, Elmar Floss – INCIA Brasil e Paulo Dejalma Zimmer – UFPEL Brasil.

“Recuperação da capacidade produtiva do solo e formação de perfil para enraizamento profundo” com João Dantas – Consultor Agronômico Brasil, Prof. Dr. Antonio Luis Santi – UFSM Brasil e Ivonar Fontaniva – Consultor SEMATTER Brasil

“Inovações Tecnológicas para a agricultura do amanhã” com Fabiano Oliveira (Climate Corporation) – Monsanto Brasil e Rogério Nascimento (Digital Farming) – Bayer Brasil

“Sensioramento Remoto e Drones na Agricultura” com Prof. Christian Bredemeier – UFRGS Brasil

“Desafios da Agricultura em um cenário de preços voláteis” com Joao Bastita Olivi – Fertilaqua Brasil

“Lições dos produtores Campeões de Produtividade” com Vanderlei Neus – Agricultor gaúcho e Rodrigo G. Trevisan – Agricultor matogrossense

“Novas áreas da precisão”

Silvicultura de Precisão com Shizuo Maeda – Embrapa Brasil e Lúcio Amaral – UFSM Brasil

Pecuária de Precisão com Embrapa Pecuária Súl – Bagé/RS Brasil

“Máquinas Precisas: o que elas podem fazer para melhor sua lavoura” com empresas convidadas.

“Agricultura digital” com o Dr. Michel Dietz – Empresa SAP Alemanha

Todo material apresentado no Lançamento Oficial do Congresso está disponível para download junto ao site do Apsul www.apsulamerica.com.br. As inscrições estarão abertas gratuitamente também pelo site a partir de 1⁰ de julho.

Presenças:  Teodora Lütkemeyer Presidente do Apsul América, Armando Carlos Roos Prefeito de Não-Me-Toque, Maiquel Delano da Silva, Presidente da Câmara de Vereadores, Nei César Mânica, presidente da Cotrijal, Willibrordus van Lieshout, Presidente do Sindicato Rural, Professor Dr. Lúcio do Amaral neste ato representando o Senhor Paulo Afonso Burmann, reitor da Universidade de Santa Maria, Professor Telmo Amado da UFSM – Coordenador Técnico do Evento, demais autoridades da região, Secretários Municipais, Vereadores e representantes das empresas parceiras do Congresso.

Fotos: Gian Lucas Heller


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir