24 de abril de 2017 as 16:06 / Saúde

Baleia Azul, fique fora dessa!

A Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque emite alerta à comunidade sobre a disseminação do jogo “Baleia Azul” com objetivo de chamar a atenção de pais e mães, profissionais de saúde, de educação e comunidade em geral para o possível comportamento incomum de crianças e adolescentes envolvidas.

O “jogo” consiste em uma série de desafios que incluem tarefas de automutilação e ingestão de medicamentos.

Orientamos observar atentamente crianças e adolescentes que apresentem comportamento diferente do usual.

Os principais sinais destacados são:

– falas sobre morte e suicídio, mesmo que indiretamente, como vontade de “sumir”, “desaparecer”, “ir embora”;

– isolamento (afastar-se da família, dos amigos);

– perda do interesse em atividades que costumava fazer;

– perda do interesse nas pessoas, perda de vínculo com amigos;

– mudanças no hábito de sono (insônia, hábitos noturnos ou aumento das horas dormindo);

– mudanças dos hábitos alimentares (perda ou aumento de apetite);

– irritabilidade, crises de raiva;

– piora no desempenho escolar, recusa a ir à escola;

– comportamentos auto-destrutivos (auto-mutilação, uso de álcool e drogas, exposição a situações de risco);

– ter tentativas de suicídio anteriores.

Ações conjuntas estão sendo organizadas entre os serviços da rede de saúde pública, a rede municipal de educação bem como com órgãos ligados a atenção da criança e do adolescente. Estes serão orientados a receber e encaminhar os casos que forem necessários.