18 de abril de 2017 as 09:37 / Assistência Social

Dinâmica de grupo aborda a importância das relações com integrantes do Programa Família Integrada

A Assistente Social Nádia Lagemann e a Psicóloga Paula Quadros realizaram na semana passada uma oficina com os integrantes do Programa Família Integrada e seu Coordenador, Vitor de Almeida.

Inicialmente foi executada uma dinâmica em que cada participante falou sobre sonhos e expectativas quanto ao projeto, posteriormente foram abordadas temáticas referente a Páscoa e a importância das relações no grupo.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes E. Malaquias, juntamente com a equipe técnica, entregaram os ninhos de Páscoa que foram confeccionados pelo grupo durante as oficinas de artesanato, e preenchidos com guloseimas pela equipe do CRAS.

O Programa de Renda Mínima Família Integrada oi criado pela Lei Municipal Nº. 2.934 de 29 de junho de 2004, que instituiu e regulamentou a execução do Programa de Renda Mínima Família Integrada. Este Programa objetiva proporcionar qualificação profissional, assim como informação, para adultos em situação de desemprego, visando à autonomia econômica e social.

As atividades supervisionadas são divididas entre práticas (embelezamento da cidade) e teóricas, cursos desenvolvidos em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR, e oficinas de artesanato, música e informática e atende atualmente 12 famílias em atividades desenvolvidas de segundas a sextas-feiras.

O Programa de Renda Mínima interfere positivamente nas condições de saúde dos usuários e na qualidade de vida destes, possibilitando a garantia de direitos básicos    como    alimentação, educação, cultura, lazer, saúde, socialização, informação, proporcionando assim a inclusão social destes indivíduos.