10 de abril de 2017 as 09:44 / Agricultura e Meio Ambiente

Não-Me-Toque presente no 25º Seminário dos Secretários de Agricultura do Rio Grande do Sul

Promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o Seminário dos Secretários de Agricultura do Rio Grande do Sul chega a sua 25ª edição com o tema central “Os desafios da agricultura no início da gestão” e abordou questões como as políticas públicas, comercialização da agricultura familiar, Programa de Aquisição de Alimentos e compras institucionais.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Nienow participou dos dois dias (6 e 7 de Abril) do evento.

“Nós como novos gestores devemos buscar informações para que o setor agrícola sirva como fator de desenvolvimento econômico para a cidade. O município precisa gerar emprego e renda e o agronegócio é uma das principais fontes para isto”, comenta o Secretário.

Entre as pautas que abordadas no evento estão os planos municipais de desenvolvimento rural para orientar os municípios na elaboração do plano local, que orienta os prefeitos para os próximos quatro anos. Este plano serve para identificar as oportunidades, os problemas e as necessidades dos municípios, mostrando quais projetos são prioritários para o governo.

Outro destaque do encontro foi o painel sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Foram apresentadas orientações de como implementar o SIM pelas prefeituras. O assessor técnico da Área da Agricultura da Famurs, Ismael Horbach, destacou que, “a cada ano, o tema da inspeção se torna cada vez mais importante para os municípios”. Após a implementação do SIM, o município fica apto a aderir a outros sistemas que permitem a comercialização de produtos de agroindústria familiar para todo o Brasil.

Fotos – Débora Szczesny