03 de março de 2017 as 11:17 / Assistência Social

Secretaria de Assistência Social promove capacitação

Na tarde de quinta-feira (2), o Prefeito Municipal Armando Carlos Roos, o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Malaquias, recepcionaram os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro de Geração de Renda para participar de uma capacitação do  Sistema Único de Assistência Social (SUAS),  realizada pelas equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social CRAS, do  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS),  e do Abrigo Institucional.

Durante o encontro foram repassadas informações referentes aos serviços oferecidos nestes locais, objetivando um maior entendimento por parte dos integrantes da equipe para melhor atender ao público não-me-toquense que utiliza os serviços prestados pela Secretaria:

A Equipe Técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais, encaminhamento do Passe Livre Intermunicipal – FADERS.

A Equipe Técnica do CREAS é responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

A Equipe Técnica do Abrigo Institucional é responsável pelo acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes, sob medida de proteção e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.