19 de janeiro de 2017 as 07:39 / Educação, Sem categoria

Não-Me-Toque participa da Proposta de Arranjos de Desenvolvimento da Educação

Na manhã de terça-feira (17), o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e a Secretária de Educação Adjunta Mara Quadros participaram na IMED em Passo Fundo de um encontro para apresentação prévia da proposta de criação de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) que visa acompanhar, apoiar e desenvolver a estrutura de educação oferecida nos municípios envolvidos, aproximando interesses e fortalecendo alianças e projetos que visem atender as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

O que são os ADEs?

Homologado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CEB nº 9/2011, aprovado em 30 de agosto de 2011, trata sobre a criação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como uma estratégia para implantar o regime de colaboração entre municípios.

O projeto Arranjos de Desenvolvimento da Educação nasceu de uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação (TPE) e objetiva desenvolver uma metodologia para apoiar municípios a alavancar ações e indicadores educacionais, visando a melhoria da qualidade da educação no âmbito local, em uma ação conjunta com o Ministério da Educação (MEC) e outros parceiros.

O ADE é um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e econômicas semelhante busca trocar experiências e solucionar conjuntamente dificuldades na área da Educação, tendo como base o Plano de Ações Articuladas (PAR) e ponto de partida uma oficina de priorização de ações comuns aos municípios participantes, seguido de um processo de mobilização local e acompanhamento das ações.

O arranjo baseia-se nas notas (1 a 4) que cada município atribui para os 52 indicadores do PAR em suas quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

IMG_6903

Conforme a Secretária Adjunta Mara de Quadros, a proposta apresentada vem de encontro a uma necessidade dos Municípios que prontamente aceitaram a proposta apresentada. No dia 9 de fevereiro, um novo encontro será feito para a 1ª Oficina de Priorização das metas que serão elaboradas após a análise dos índices dos Municípios envolvidos.

“Como gestores precisamos planejar e participar de ações que sejam voltadas ao desenvolvimento do Município, e investir em educação é um dos pilares fundamentais para que esse desenvolvimento possa acontecer, pois estamos qualificando nossos jovens. A proposta de criar este ADE no norte Gaúcho é uma forma de desenvolver a educação traçando metas em conjunto com outros municípios que também tem problemas, mas que juntos podem ser solucionados”, comentou o Vice-Prefeito Pedro Paulo.

Fotos: Alex Borgamann