06 de dezembro de 2016 as 08:26 / Saúde, Sem categoria

Gestores discutem renovação do Plantão Médico para 2017

Durante o ano de 2016, a crise financeira vivida pelo país, principalmente pelo Estado do Rio Grande do Sul causou uma série de cortes e atrasos em recursos para áreas como a segurança pública, saúde e educação, afetando inclusive Não-Me-Toque que teve a suspenção do atendimento de Urgência e Emergência prestado então pelo Hospital Notre Dame Santa Julia Billiart devido à falta de recursos, tornando o atendimento inviável para a instituição.

Apesar da assistência hospitalar ser uma responsabilidade do Estado, os municípios é que são demandados nos momentos de dificuldades e que estão mantendo os Hospitais. Para manter o atendimento, os Municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos dividem o valor de R$ 183.000,00 mensais.

Porém, com o final do ano se aproximando, chega ao fim também o acordo feito entre os municípios e o Hospital para o atendimento no regime de urgência e emergência, por isso, os atuais e futuros gestores reuniram-se com membros da diretoria do Hospital Alto Jacuí na sexta-feira (02) para discutir a renovação do convenio.

dsc_0008Participaram a Prefeita Teodora Lütkemeyer e o Prefeito eleito Armando Ross e o Secretário de Saúde Marco Costa, o atual Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Sergio Lasch e os eleitos Dionísio Wagner e Juliane Kempf e o Prefeito reeleito de Victor Graeff Claudio Alflen, e ainda os secretários de saúde.

Na ocasião foi colocada à disposição dos municípios a renovação do convenio que foi firmado em julho de 2016. O período de renovação não ficou acertado e será discutido na nova reunião, ainda no mês de dezembro.

Sobre valores, o Hospital Alto Jacuí afirmou estar convivendo com um déficit, resultante principalmente de outros serviços prestados através do SUS. Por sua vez os municípios manifestaram dificuldades em rever valores, devido a vedações legais e a crise financeira instalada nos municípios.

“Apesar do serviço de urgência e emergência ser de responsabilidade do Estado, nós não podemos deixar nossa população desassistida de atendimento, pois sabemos da dimensão da crise. Assim estivemos reunidos novamente para que os novos gestores fiquem a par da situação e já possam alinhavar junto ao hospital a renovação deste convênio tão importante para a comunidade”, destacou a Prefeita Teodora.