A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
21 de novembro de 2016 as 09:37 / Saúde, Sem categoria

Secretaria de Saúde intensifica ações de Combate ao Aedes Aegypti

A população não-me-toquense precisa se sensibilizar para não deixar que a proliferação do Aedes Aegypti se torne epidemia de dengue e demais patologias transmitidas pelo mosquito e a maneira mais eficaz para o combate ao mosquito é não deixar que ele nasça!

A elevação da temperatura é um fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano. O Aedes aegypti é sensível a essas duas coisas, e as chuvas seguidas de altas temperaturas aumenta ainda mais sua velocidade de desenvolvimento.

O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto e a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do inseto. Na primavera, há muita chuva e as pessoas estão acostumadas a olhar os seus espaços de forma burocrática, o pratinho de planta, o vaso, o ralo. Mas quando começa a chover muito, começa a acumular água onde normalmente não tinha. E como o Aedes só precisa de criadouros temporários, basta que a água fique ali por uma semana que isso já é suficiente para que os ovos ali depositados virem adultos.

Equipe esteve realizando campanha junto a Praça Central Dr. Otto Schmiedt

Equipe esteve realizando campanha junto a Praça Central Dr. Otto Schmiedt

Para conscientizar a população, no sábado (19), a equipe de combate a endemias da Secretaria de Saúde, Emater e Lions Club esteve realizando o Dia “D” de combate ao Aedes Aegypti junto a Praça Central Dr. Otto Schmiedt com a distribuição de uma cartilha informativa, armadilhas para mosquito e sementes de crotalaria, planta que atrai uma libélula que come os ovos e larvas do mosquito.

O combate ao Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é responsabilidade tanto da Prefeitura que segue mantem suas ações preventivas e combativas a criadouros do mosquito, bem como da população que deve redobrar a atenção em suas residências e locais próximos para acabar com criadouros!

Portanto, o alerta vai para a população!

Todos devem participar sem que esperem que apenas parte das pessoas participem do processo de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Hoje, segundo informações, 89% das pessoas são conscientes das ações necessárias para acabar com o vetor, porém, menos de 20% são sensíveis nas atitudes que defendem os ambientes contra os possíveis locais de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Evitar água parada é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito!

Evitar água parada é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito!

Existem várias medidas para evitar a formação de locais favoráveis à criação do mosquito, tais como colocar água sanitária em água parada, telas nas janelas ou usar plantas como citronela, andiroba e a crotalaria que atraia libélula, mas isso é paliativo. A maior ação é evitar a água parada.

O Secretário de Saúde Marco Costa reforça a importância da população na luta contra o mosquito Aedes Aegypti!

“É de extrema importância fazer da inspeção em casa um hábito semanal e de ter um olhar atento a locais menos óbvios que podem acumular água. “Onde tem água? Uma inspeção semanal de dez minutos é suficiente para eliminar os criadouros domésticos, que representam cerca de 80%!” destacou Marco.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir