07 de novembro de 2016 as 14:21 / Educação, Sem categoria

EMEF Carlos Gomes inaugura Biblioteca Profª Ema Rodrigues

No ano de seu centenário, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Gomes tem motivos de sobra para comemorar e na manhã do sábado (5), escreveu mais um importante capítulo em sua história.

Através de um resgate histórico do educandário, valorizando assim, o trabalho de muitos professores, que até hoje fazem parte desta história, inaugurou a Biblioteca Escolar Professora Ema Rodrigues de Freitas.

A Biblioteca compreende uma área de 37,5m², de responsabilidade Técnica da Arquiteta Vanderlete Fries, na qual a Administração através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto investiu R$ 35.936,16, com recursos próprios do Município.

Um pouco de História

A Professora Ema Rodrigues de Freitas nasceu em 3 de dezembro de 1884 e foi nomeada em 1º de abril de 1916.  O jornal “O gaúcho” cita os nomes dos professores que exerciam, na época, a árdua missão de ensinar, como mestres estaduais. …Para o 4º distrito de Carazinho: Ema Rodrigues de Freitas, para a comunidade de Bom Sucesso. Faleceu no dia 08 de maio de 1976, e foi sepultada em Não-Me-Toque, no Cemitério da Comunidade Evangélica.

Prestigiando o evento, a Prefeita Teodora Lütkemeyer destacou a importância da EMEF Carlos Gomes na história do Município e da satisfação em inaugurar este espaço de aprendizado e cultura no ano em que a escola completa 100 anos de história.

“A leitura engrandece ainda mais o aluno e desperta sua imaginação através dos contos literários. É com imensa alegria que hoje estamos aqui inaugurando este espaço que vai somar ainda mais na educação dos alunos e entra para a história da escola em seu centenário. Parabéns a toda comunidade escolar de Bom Sucesso!” disse a Prefeita.

Presenças: Prefeita Teodora Lütkemeyer, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paula Samuel Van Schaik e demais Vereadores, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau e demais Secretários, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Darci Bueno da Silva, Diretora da Escola Municipal Ensino Fundamental Carlos Gomes, Karin Letícia Dias, e demais Diretoras de Escolas, Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar Elisandra Vanessa de Almeida dos Santos, Freis Leopoldo e Laerte, representando a Paróquia Cristo Rei, Presidente do Conselho de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, Lilian Gobbi, Representante do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, Paulo Schwalbert, Professores, Servidores, Alunos e Comunidade.

Fotos: Jornal A Folha