A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
25 de outubro de 2016 as 09:14 / Assistência Social, Sem categoria

Pronatec oferece quatro cursos do eixo Natural do MDA

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece 220 opções de cursos técnicos divididos em 13 eixos tecnológicos que se enquadram em diferentes perfis para atender aos diferentes interesses dos estudantes do País.

Através do eixo tecnológico natural desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estão sendo oferecidos em Não-Me-Toque quatro cursos gratuitos, sendo Produtor Agropecuário, Agricultor Orgânico, Horticultor Orgânico e Floricultor.

Este eixo compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Produtor Agropecuário

Atua na atividade produtiva agropecuária. Maneja de forma sustentável a fertilidade do solo, dos recursos hídricos e dos recursos naturais. Seleciona, produz e/ou aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos, vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de mudas, transplantio e plantio. Realiza tratos culturais. Realiza colheita e pós-colheita (armazenamento, beneficiamento e comercialização). Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação, sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização dos produtos agropecuários, legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho.

Período: de 31.10.16 a 10.02.17

Carga Horária: 250h

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Agricultor Orgânico

Desenvolve a produção de orgânicos com base na legislação vigente.

Período: de 31.10.16 a 10.01.17

Carga Horária: 160h

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Horticultor Orgânico

Executa o tratamento do solo, a produção de mudas, o transplante, os tratos culturais e a colheita e comercialização de talos, folhas e flores. Planeja a logística, comercializa e produz legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos e prepara o lugar para o plantio de mudas e sementes. Controla pragas e efetua tratos culturais sustentáveis.

Período: de 31.10.16 a 10.10.17

Carga Horária: 160h

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto

Floricultor

Identifica espécies e variedades produtivas, seleciona matrizes e utiliza técnicas de propagação de sementes e mudas. Define local de produção de flores e plantas ornamentais. Realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários. Instala e opera sistemas de irrigação. Trabalha técnicas de construção e manutenção de estruturas para cultivo protegido. Prepara o solo e os substratos para o plantio e colheita. Planeja e comercializa a produção. Atende a legislação vigente.

Período: de 31.10.16 a 10.01.17

Carga Horária: 160h

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto

Inscrições abertas  na Secretaria Municipal de Assistência Social, com a Coordenadora do Programa Acessuas Trabalho Cláudia Costa.

Idade Mínima: 16 anos

Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h

Maiores informações pelos fones: (54) 3332-1233 ou 3332-4116


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir