17 de junho de 2016 as 10:15 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Ex-Prefeito, Johannes van Riel recebe Título de Cidadão Honorário

A Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque realizou na noite de quarta-feira (15) uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Honorário ao ex-prefeito de Não-Me-Toque, Johannes Arnoldus Maria van Riel, através da Lei Municipal 4.737/16 que concede o Título de Cidadão Honorário de Não-Me-Toque a pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade.

A solenidade presidida pela Vereadora Paula Samuel Van Schaik foi prestigiada pela Prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretários Municipais, Vereadores, representantes de entidades, associações, familiares e amigos de Johannes, comunidade e imprensa.

O homenageado

Johannes Arnoldus Maria van Riel, nascido em 11 de dezembro de 1938, é filho de Jacobus van Riel e Maria Josephina Vingerhoets. Aos dez anos emigrou para o Brasil para a Fazenda Ribeirão, hoje município de Holambra, junto com seus pais e demais familiares. Em setembro de 1951, aos 13 anos, Johannes veio sem a companhia dos pais à então vila de Não-Me-Toque, na época ainda do distrito de Carazinho.

João van Riel, como é conhecido, desde muito jovem atuou na comunidade Não-Me-Toquense. Iniciou como líder juvenil na Associação Holandesa. Posteriormente, a frente de várias entidades, destacando-se em 1973 como principal fundador e construtor do Centro de Tradições Gaúchas – CTG Galpão Amigo. Foi patrão nos anos de 1974-1977; 1978-1980 e 1989-1990. Sob sua coordenação foi organizado o 1º Rodeio de Não-Me-Toque, as primeiras missas crioulas, fandangos e concursos internos de prendas.

Em diferentes épocas presidiu a Comunidade Católica Cristo Rei. Em 1975, liderou a reforma da igreja Matriz por ocasião do cinquentenário da Paróquia onde organizou a primeira Festa do Trigo, com excelentes resultados.

Na Associação Holandesa colaborou durante muitos anos como vice-presidente. Em 2011, foi eleito presidente.

Como integrante da diretoria do Lar Do Idoso São Vicente de Paulo teve papel importante na época da compra do terreno e na construção do novo prédio do Lar. Por três gestões assumiu a presidência da instituição, sendo o atual presidente.

Participou da diretoria da Cooperativa Cotrijal como conselheiro. É membro do Rotary Club, o qual presidiu no ano de 2005-2006. É sócio do Grêmio Aquático de Não-Me-Toque, sócio jubilado do Clube União e sócio fundador da Cooperativa de Crédito Sicredi Alto Jacuí. Atuou durante dois anos como presidente do Hospital Beneficência Alto Jacuí, dois anos como vice-presidente, dois anos como conselheiro e mais dois anos como Tesoureiro. É o atual vice-presidente.

Em 1982 foi eleito vice-prefeito na chapa com Arlindo Hermes. Em consequência da morte do titular, exerceu por oito meses o cargo de prefeito do município. Deixou a marca de líder e grande capacidade de executar as obras.

Em 1992 foi eleito prefeito, tendo o Advogado Luiz Paulo Malaquias como vice. A principal ação de seu governo foi a oferta de moradias para a população de baixa renda e boas estradas para a escoação das safras agrícolas. Executou e inaugurou o Núcleo Habitacional Arlindo Hermes, com 116 casas, em homenagem ao falecido prefeito. Construiu pontes e inaugurou trecho da rodovia RS 142 – perimetral que liga o trevo Norte (Sementes Roos) ao trevo sul saída para Victor Graeff, incluindo a Avenida Stara, entre muitas outras realizações. Durante sua gestão, o Consul Holandês, Wouter de Kroes, sediado em Porto Alegre, instalou por um dia o consulado neerlandês em Não-Me-Toque. Seu João ainda foi secretário de obras e saneamento em dois governos municipais. Em 2011 acumulou o cargo de secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Trânsito.

Também descendente de holandeses, a Prefeita Teodora Lütkemeyer parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa em homenagear o ex-prefeito pela sua história com o Município e dedicação em prol de toda a comunidade, sempre participativo de importantes decisões pensando no melhor para Não-Me-Toque.

“Podemos dizer que as raízes do nosso querido ex-prefeito João van Riel são holandesas, mas seu coração é não-me-toquense e isso fica claro quando olhamos sua história com o Município e seus anos dedicados ao crescimento e desenvolvimento de Não-Me-Toque. Parabéns pela homenagem que é muito merecida e esperamos continuar tendo este grande apoio pelo bem da nossa comunidade”, disse a Prefeita Teodora.

Foto: Poliana Glienke