09 de junho de 2016 as 13:28 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Gestores participam de Workshop sobre Agricultura de Precisão

Falar de agricultura de precisão é falar de Não-Me-Toque, o pequeno município de cerca de 18 mil habitantes é referência mundial no assunto por produzir o que há de mais moderno para o aumento da produtividade no campo e ser o palco de grandes eventos como a Expodireto Cotrijal e o Apsul América!

No dia 8 de junho uma comitiva formada pela Prefeita Teodora Lütkemeyer acompanhada do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry, da Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen e da Secretária Adjunta Jacqueline Dreyer esteve participando do II Workshop de agricultura de precisão realizado pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, por meio do Laboratório de Agricultura de Precisão, e da Prefeitura de Frederico Westphalen.

Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos.

Mas a AP não está relacionada somente ao uso de ferramentas de alta tecnologia, pois os seus fundamentos podem ser empregados no dia-a-dia das propriedades pela maior organização e controle das atividades, dos gastos e produtividade em cada área. O emprego da diferenciação já ocorre na divisão e localização das lavouras dentro das propriedades, na divisão dos talhões ou piquetes, ou simplesmente, na identificação de “manchas” que diferem do padrão geral. A partir dessa divisão, o tratamento diferenciado de cada área é a aplicação do conceito de AP.

Professor Dr. Telmo Amado, Prof Richard Ferguson e Prof. Dr. Antônio Luis Sandi da Ufsm Campus Frederico Westplhalen e Coordenador do II Workshop de Agricultura de Precisão

O Workshop contou com a presença de profissionais renomados do cenário da agricultura de precisão, como Dr. Richard Ferguson, da Universidade de Nebraska – Estados Unidos, além profissionais de universidades brasileiras, EMBRAPA, instituto INCIA e outros.

Prefeita da Capital Nacional da Agricultura de Precisão, Teodora Lütkemeyer comenta a satisfação em participar deste evento promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, grande parceira de Não-Me-Toque no desenvolvimento de novas tecnologias e formas de manejo do solo.

“Não-Me-Toque é uma referência em Agricultura de Precisão, por ser um centro de desenvolvimento de pesquisas e tecnologia, mas é uma satisfação participar deste workshop que assim como o Apsul América, o evento é voltado para acadêmicos, agricultores e empresários do ramo agrícola para que adquiram mais conhecimento para a melhora da produtividade”, disse a Prefeita Teodora.