09 de junho de 2016 as 10:14 / Cultura, Turismo e Desporto, Sem categoria

4ª Conferência Municipal das Cidades, como lidar com o aumento da população urbana!

Não-Me-Toque prepara-se para a 4ª Conferência Municipal das Cidades que será realizada no dia 17 de Junho de 2016, às 8h30min, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O encontro, um dos espaços de diálogo entre o Governo Municipal e a Sociedade, discutirá soluções para os problemas decorrentes da urbanização intensa que o Brasil e o nosso Município vem sofrendo desde a metade do século passado, quando deixou de ser um país rural e passou a ser uma nação urbanizada.

Cerca de 160 milhões de brasileiros estão vivendo nas cidades, o que também pode ser percebido em Não-Me-Toque que vem apresentando uma diminuição da população rural, que passou de 2.382 (2008) para 1.972 (2010) conforme o IBGE.

Essa concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe alguns desafios para a qualidade de vida da geração atual, comprometendo a sustentabilidade no futuro. Na Conferência, a sociedade organizada, representada por seus delegados, cumprirá mais uma etapa, a fim de que se pavimente a travessia da cidade que temos para a cidade que queremos.

Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, o encontro demonstrará a importância do interesse coletivo. O lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” proclama o caráter igualitário e equânime e suscita a compreensão do conceito da função social da cidade e da propriedade, ainda pouco assimilado pela sociedade, mas que todos que batalham pela universalização dos serviços, entendem muito bem estes conceitos.

Para subsidiar as discussões o encontro foi dividido em eixos, sendo eles:

1. O Brasil Urbano: a cidade que temos, com o palestrante Natan Arend (Arquiteto e Urbanista, mestrando em Planejamento Urbano e Regional)
  2. A função social da cidade e da propriedade, com a palestrante Karina da Costa (Arquiteta e Urbanista, docente na ULBRA)
  3. O plano diretor, com a palestrante Juliana Linhares Rubin (Arquiteta e Urbanista)
  4. A cidade que queremos, com a palestrante Juliana Linhares Rubin (Arquiteta e Urbanista)

Sua participação é muito importante para que juntos possamos encontrar maneiras de manter o desenvolvimento urbano aliado a qualidade de vida! Participe!