01 de junho de 2016 as 09:14 / Assistência Social, Sem categoria

Fundo Municipal do Idoso arrecada recursos para entidades

Não-Me-Toque possui cerca de 18 mil habitantes, sendo que dentre estes aproximadamente 2.325 são idosos. Esta crescente população de mais de idade deu-se graças a qualidade de vida do Município e esforços voltados ao bem estar desta população e muitos destes esforços foram feitos com o auxílio do Conselho Municipal do Idoso (CMI).

O Conselho

O Conselho Municipal do Idoso tem por finalidade congregar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas, grupos de idosos e da Sociedade, para inserir a pessoa idosa nos espaços sociais. Ainda, o CMI tem como atribuições: zelar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas do idoso no Município, para assim, garantir a autonomia, a integração e a participação do idoso na sociedade.

Não somente disposto ao zelo dos idosos, o conselho empenhou-se em uma campanha de arrecadação de doações para o Fundo Municipal do Idoso, para assim destinar mais recursos a entidades que prestam serviços assistenciais a estas pessoas no Município.

O Fundo Municipal do Idoso foi criado pela Lei Municipal Nº 4.435 de 23 de Junho de 2014 e recebe diariamente doações tanto de pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, que desta forma podem abater o mesmo de seu imposto de renda.

Graças a esta campanha e das doações feitas pelos não-me-toquenses, o Fundo do Idoso arrecadou R$72.015,45, recursos estes que foram destinados a entidades como o Lar do Idoso São Vicente de Paulo e a Congregação Nossa Senhora – Casa Betânia, que através de convênios com a Administração Municipal receberam R$ 29.000,00 para investimentos e melhorias.

Atenção a terceira idade

Assim como o Conselho do Idoso, a Administração tem uma preocupação com o bem estar dos idosos do Município e desta forma oferece alguns dos Programas para os idosos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS – CRAS, sendo eles:

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos: com atividades físicas, recreação, canto/coral, lazer, entre outros e acesso a informática.

Ajude você também a cuidar dos nossos idosos!

Ao doar para o Fundo Municipal do Idoso seu imposto de renda fica em Não-Me-Toque, sendo aplicado nas ações voltadas aos Idosos não-me-toquenses. A aplicação destes recursos pode ser acompanhada pela prestação de contas do Conselho Municipal do Idoso!

Quem Pode Destinar

Pessoas Físicas que declaram seu Imposto de Renda através do Modelo Completo – até 6% do imposto devido.

Pessoas Jurídicas que apurarem a tributação pelo Lucro Real – até 1% (consulte o seu contador)

Como?

Faça um depósito identificado com o nome e o número do CPF/CNPJ do doador ao Fundo Municipal do Idoso:

BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA: 0839-7

CONTA: 15.551-9

CNPJ: 18.800.871/0001-55

Guarde o recibo de destinação emitido pelo Conselho Municipal do Idoso – CMI, e apresente o mesmo ao declarar seu Imposto de Renda.

É importante que o depósito seja identificado com o CPF /CNPJ – para que não haja problemas com a Receita Federal durante a sua Declaração do Imposto de Renda