30 de maio de 2016 as 09:38 / Educação, Sem categoria

Educação Infantil, mais vagas, mais Educação!

Ampliar o acesso à Educação é uma das principais metas da Administração de Não-Me-Toque, que por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto vem desde 2013, realizando melhorias na atual infraestrutura das Escolas da Rede Municipal, bem como trabalhando em projetos para construção de novas unidades, aumentando assim o número de vagas, principalmente na Educação Infantil.

Não-Me-Toque conta com quatro Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs): Arlindo Hermes, Ciranda da Alegria, Infância Feliz e Pequeno Polegar. Juntas, estas Escolas atendem mais de 300 crianças de 0 a 3 anos incompletos.

Com o desenvolvimento do Município, a demanda junto a Educação Infantil torna-se crescente, como é apresentada abaixo:

EMEI 2013 2014 2015 2016 – Até hoje
Arlindo Hermes 49 48 74 83
Ciranda da Alegria 76 79 97 103
Infância Feliz 50 89 113 85
Pequeno Polegar 50 51 71 73
Total (186)225 267 358 344
  17,34 15,74 25,42

Conforme a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), ainda existem vagas disponíveis para crianças de 3 anos, porém ainda faltam vagas para atender crianças menores de 0 a 2 anos. A equipe trabalha para a abertura de mais duas turmas junto a EMEI Pequeno Polegar, onde o atendimento será ampliado para mais 25 crianças.

Sabendo da demanda crescente da Educação Infantil, a Administração Municipal através da SMECD, realiza estudos para ampliação da oferta, com novos investimentos e a construção de novas unidades educacionais. Com a construção da nova estrutura da EMEI Ciranda da Alegria, no Loteamento Porto Bello, a Administração pretende ampliar o atendimento para 188 alunos em período integral nas turmas de Berçário, Maternal e Jardim.

Mesmo com todos os investimentos, se faz necessário aumentar ainda mais o atendimento das EMEIs, mas já é possível verificar a qualidade do ensino e a satisfação das famílias, que fica evidente ao conversar com pais de alunos, como é o caso de Adriane Petry, que tem seu filho Bruno matriculado na EMEI Infância Feliz.

“Não tenho do que me queixar da Educação Infantil, deixo o Bruno na escola logo cedo pela manhã sabendo que ali ele estará sob cuidados de bons profissionais e desenvolvendo suas habilidades tanto motoras quanto cognitivas. Digo isso, pois para ele ir pra Escola é uma diversão que é nos repassada em casa ao falar das atividades desenvolvidas e o carinho que tem pelos colegas e professores”, disse Adriane.

A Prefeita Teodora Lütkemeyer ressalta que a Secretaria de Educação sabe da alta demanda da Educação Infantil e da necessidade de ampliar a oferta de vagas, pois é um compromisso da Administração com a comunidade e garante que o esforço para atender a todos é constante.

“Somos um Município em constante desenvolvimento, atraímos inúmeras pessoas de outras cidades pelo potencial que aqui enxergam, bem como pela qualidade de nossos serviços como a educação, que garante a nossos jovens uma formação diferenciada. Através da Secretaria de Educação viemos trabalhando em inúmeras melhorias junto a Rede Municipal de Ensino e esperamos atender cada vez mais a nossa demanda infantil, garantindo este direito fundamental a todas as crianças e ao mesmo tempo dando tranquilidade aos pais, sabendo que deixaram seus filhos em boas escolas e com bons profissionais”, enfatiza a Prefeita.