Futuro parque de eventos já tem nome: Parque de Eventos Bürgel!

Sonho dos não-me-toquenses e grande legado da Administração Municipal da Prefeita Teodora Lütkemeyer, o futuro Parque de Eventos teve seu nome aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de segunda-feira (23), presidida pela vereadora Paula Samuel van Schaik.

Entre os projetos em pauta, estava o Projeto de Lei do Executivo nº 074/16, que nomeia como “Parque Municipal De Eventos Bürgel” o imóvel adquirido pelo Poder Executivo Municipal para implantação de Parque e Centro de Eventos do Município de Não-Me-Toque, sendo este fixado através da Lei nº 4.738 de 24 de Maio de 2016.

De propriedade do Sr. Walter Bürgel, a área adquirida é de 41.879,10m², sendo mais 36.417,90m² doados pelo proprietário atendendo a determinação da Lei Municipal nº 1018/87, totalizando uma área de 66.639,00m² para uso público. Neste espaço a Administração planeja um parque de exposições, cancha de laço, bem como um local para shows e eventos públicos em geral, pensando no bem estar e no lazer dos não-me-toquenses.

O nome é uma homenagem a família Bürgel, que sempre esteve presente no desenvolvimento de Não-Me-Toque, preocupada com o crescimento e progresso tanto do Município, como das empresas aqui instaladas.

A história da família Bürgel com Não-Me-Toque vem desde cedo, em 1926 o Sr. Jacó Bürgel e Sra. Maria Bürgel instalaram-se neste Município, na época pertencente a Carazinho, vindos da região onde atualmente se localizam os Municípios de Lajeado e Encantado. A família trabalhava com indústria de tafona e produção de graspa.

O casal Jacó e Maria Bürgel teve nove filhos e todos trabalharam no ramo de agricultura. Três deles fixaram residência em Não-Me-Toque, se dedicaram à agricultura e buscaram a mecanização da lavoura. Jacó Bürgel teve participação na vida pública no mandato do Prefeito Pedro Augustin (1955 a 1960), emprestando o valor necessário para a compra da primeira patrola para o Município. O filho Pedro Alfredo Bürgel foi vereador do Município no mandato do Prefeito Ruy Sady Augustin (1969 a 1972).

Já Walter Bürgel, proprietário da área que o Município adquiriu para instalação do Parque Municipal de Eventos, em 1954 começou a trabalhar na área da agricultura com a produção de soja e trigo. Foi representante do Município na IV Festa Nacional do Trigo que aconteceu em Carazinho, em outubro de 1954, sendo que Não-Me-Toque era conhecida como “Capital da Lavoura Mecanizada” pelas lavouras do cereal rei que bordavam de amarelo toda região. Da área adquirida, Walter doou ao Poder Público Municipal uma área de 36.417,90m² destinada à recreação e institucional e ao alargamento da estrada geral que de acesso à localidade de Colônia São Pedro.

A Prefeita Teodora ressalta a importância da família Bürgel na história do Município, pela sua preocupação com o desenvolvimento e esforço para que o mesmo pudesse acontecer e fala da satisfação da Administração em homenagear a família.

“A família Bürgel é mais um dos inúmeros casos de pessoas que vieram para Não-Me-Toque acreditando em seu potencial e trabalharam muito para tornar a cidade desenvolvida e referência na região. A homenagem é a forma do Município agradecer estas pessoas que tanto se dedicaram por Não-Me-Toque”, disse a Prefeita Teodora.