Acessibilidade e bem estar, Programa Passeio Seguro muda a Cidade!

Uma cidade tranquila, segura e bonita é o que todos queremos, e é isso que o Programa Passeio Seguro está fazendo em Não-Me-Toque!

Inúmeros proprietários de imóveis já se adequaram ao Programa Passeio Seguro, dando o exemplo de que é possível sim ter calçadas mais seguras! Em diversos bairros e ruas do município já podemos observar estas novas calçadas adequadas, tanto no que se refere aos materiais, quanto às exigências de acessibilidade e no que tange o assunto de arborização. Hoje já é possível caminhar por alguns trechos com mais segurança e visivelmente, nossa cidade começa a se tornar um local mais agradável também aos olhos. São várias as testadas de lotes, tanto nas Avenidas e Ruas mais centralizadas quanto em bairros mais distantes do centro, onde podemos verificar a adesão da comunidade ao Programa.

“Estamos muito satisfeitos com o engajamento da população ao Programa. Quando o criamos, em 2014, não sabíamos como seria sua aceitação junto à comunidade, porém, qual não foi nossa surpresa ao nos depararmos com pessoas dispostas a se adequarem à Lei muito antes de findado o prazo para isso”, diz Margarete Lauxen, Secretária de Desenvolvimento e uma das idealizadoras do Programa.

Juliana Linhares Rubin, arquiteta e responsável técnica pelos projetos dos passeios, diz que os pedidos para adequação de acordo com a nova Lei chegam semanalmente ao Setor de Engenharia da Prefeitura, referentes diversos locais do município.

“É muito gratificante fornecer o projeto e a assessoria técnica necessária para que nossa cidade fique acessível, com desenho universal e também muito mais bonita e arborizada. Percebemos nos munícipes a vontade de participar dessa empreitada, que deve e pode contar com cada um de nós. Também é muito bom trabalhar em conjunto com o Meio Ambiente, na escolha e determinação das espécies arbóreas, para que nossa cidade realmente tenha um microclima mais adequado às diferentes mudanças de temperatura e nossos passeios possam fornecer sombra aos veículos que desejam estacionar, além de fazer com que a cidade retome em grande estilo o título de Jardim do Alto Jacuí,” ressalta a Arquiteta Juliana.

A Lei n° 4.483, chamada Lei do Passeio Seguro, entrou em vigor em 28 de outubro de 2014 e provoca os cidadãos a adequarem o passeio em frente ao seu imóvel para que fique de acordo com as leis de acessibilidade física, em vigor no país desde 2001. Os cidadãos estão sendo assessorados para que, quando da reforma de seu passeio, seja elevado o meio-fio, visando futuros recapeamentos nas vias de rolagem e facilitação da acessibilidade à edificações de uso público, como comércio, prestação de serviços e prédios multifamiliares. Lembrando sempre que o Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal fornece o projeto e presta toda a assessoria técnica necessária para que os passeios fiquem, dentro da possibilidade de cada um, de acordo com a Lei Federal e a Lei Municipal.

O programa pensado a longo prazo, surpreende quem vem de fora do Município, como é o caso da Gerente do Banco Santander, Roberta Ferro, que reside em Não-Me-Toque a três anos.

Calçadas adequadas ao Programa Passeio Seguro surgem em diversos pontos, padronizando e embelezando a cidade

“Não-Me-Toque está bem a frente comparado com outros municípios e eu acredito que esta mudança é muito importante por facilitar a locomoção de pessoas com necessidades especiais, além de padronizar a cidade dando uma visão diferente. A agência do Banco Santander em Não-Me-Toque dá muita importância para isso e já adequou o seu passeio, que além de facilitar o acesso, ficou muito bonito e padronizado”, destaca a Gerente Roberta Ferro.

A Administração Municipal também está se adequando ao Passeio Seguro padronizando as calçadas junto a órgãos públicos e na Praça Central Dr. Otto Schmiedt, tornando-a um espaço cada vez mais agradável e acessível para que as famílias não-me-toquenses e visitantes possam desfrutar momentos agradáveis.

Para maiores informações sobre o Programa Passeio Seguro, pode-se entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento pelo fone 3332-3177, ou junto ao Setor de Engenharia da Prefeitura, pelo fone 3332-2600.